16 de fev. de 2014

Você precisa de quê?

Tem sido comum escutar por aí, que quem é a favor de cotas, Bolsa Família é "preconceituoso".

Vamos lá, ninguém precisa pensar igual, mas nós, (esquerdistas, socialistas, sociólogos, comunicólogos e etc) pensamos exatamente o contrário. Arrisco dizer que 90% das pessoas que conheço repete essa ideia) por isso, vou tentar elucidar o meu ponto de vista:

Sobre o Bolsa Família- Não conheço maneira melhor de tirar pessoas da miséria, dando um mínimo de dinheiro para que possam comer/sobreviver.

Sobre o sistema de cotas para negros, mulheres e estudantes de escolas públicas- Não conheço maneira melhor (e mais rápida) de equilibrar uma balança ( imagine uma balança com duas bandejas iguais), tirando parte do peso de uma bandeja e elevando-o para a outra bandeja. Quando ela ficar no meio, equiparada, aí sim, podemos partir do princípio de que qualquer medida que “privilegie” determinados grupos, são injustas. ( Por enquanto a balança tem pesos bem diferentes e o acesso até a parte melhor, é bastante difícil, quase impossível).


PS: Antes que alguém argumente que conhece negros ricos e mulheres na política, eu adianto: É claro que existem, mas estamos falando de MAIORIA. Falamos de desigualdade com raízes profundas na nossa história. Para nós, as minorias prejudicadas socialmente (não é vitimismo, é fato, a disparidade se mede com pesquisas e estatísticas) necessitam de políticas sociais urgente.

Também ouço com frequência, pessoas dizerem que a mulher não é igual, é "melhor". Não somos melhores. Não queremos ser.

Ah e tem outro argumento que ouço bastante: dizem que uma mulher na presidência do Brasil representa o poder feminino e o fim do machismo. Agora eu pergunto: nos EUA o racismo acabou por que o país tem um presidente negro?

Reflitam, discordem, mas não mais chamem de preconceituosos aqueles que pensam e analisam diferente de você.

Nenhum comentário: