17 de nov. de 2017

Pessoas complicadas

Fulano (a) é complicado (a). Cheguei à conclusão que somos uns tolos quando dizemos isso. Todos nós somos complicados e diferentes. Não existe ninguém fácil de conviver. Lembrem-se que até o maior revolucionário de todos os tempos, Jesus, ( não sou cristã mas o vejo assim) foi atacado. Quando transferimos o problema para outra pessoa, mesmo que em um grupo todos concordem que uma só pessoa é complicada, raiz de todos os nossos problemas, estamos nos vitimizando. 

É duro de assumir, mas é isso. Se tal pessoa não age como você acha certo, pegue seu rumo e não insista para que essa pessoa te siga, te escute, te acompanhe. Tenho encontrado dificuldade em ser assim, mas tenho convicção que é assim que tenho que ser. "Ah, mas essa pessoa está errada!" Problema dela. Se sua meta naquele dia era nada estragar teu dia, ou tua fase de vida, pq permitiu que alguém estragasse? Por quê fazer questão da presença de quem não quer estar do teu lado naquele momento, naqueles dias, naquelas horas? Pq precisar da aprovação daquela pessoa? Pq não ter autonomia suficiente pra se sentir feliz sem depender de mais nada? Pq esperar que os outros te proporcionem felicidade? Pura ilusão. 

Um dia a pessoa complicada pode ser você. Que seja respeitado o nosso luto que surgiu do nada naquele amanhecer, ou naquela fase de nossa vida. Ando refletindo sobre o que é ter paz. É isso. É ter direito de estar sozinho (a) quando se quer estar sozinho (a), é simplesmente se afastar de quem não quer naquele momento/fase nossa companhia, nossos conselhos, nossas experiências. É não cobrar, é não exigir nada e seguir. E continuar lutando pra permanecer positivo (a), apesar de toda dificuldade. Negativismo não afeta os outros, só a nós mesmos. E se tua meta era um caminho florido, que você tem certeza que era um bom caminho para outras pessoas, siga nesse passeio, continue enxergando o florescer, sem exigir da pessoa que não quer enxergar, sem exigir que um cego possa ver.

Temos que exercitar a paz interior todo dia.