17 de nov. de 2010

Você já deu um sorriso pro seu filho (a) hoje?





Querido diário,

Hoje meu filho de 12 anos acordou tão mau humorado, mas tão mau humorado que me contagiou. Eu tinha dormido super bem, de repente, ouço todas aquelas reclamações habituais que o guri anda com mania. De que adiantou minha feliz, rara e tranquila noite de sono?

Sem falar naquela cara querendo esboçar um choro porquê não achou a meia, porquê queria usar sei lá mais o quê e não achava. Calmamente eu disse que o mau humor  era consequência da desorganização dele que um dia antes não tinha organizado suas coisas para ir à escola. Não podemos assumir tudo para nossos filhos, precisamos prepará-lo para o mundo! As coisas pessoais deles, eu os obrigo a fazer. Até passar a própria roupa. Quem aqui já assistiu karatê kid? Quero que no futuro ele tenha experiência. E ser dono de casa é muito importante. Tudo bem, ele prefere usar roupa amassada... mas o importante é que eu digo que essa obrigação é dele e não minha. Vejo muitas mães fazendo tudo pros filhos. Se for menino, então? Ai ai ai.

Eu acho deprimente quando vejo um homem adulto que nunca lavou pratos, nunca descascou uma batata e confunde desinfetante com água sanitária... nem sempre no futuro esse adulto e a esposa  terão condições de pagar um ajudante doméstico, por isso a necessidade. Senão, adivinha? A mulher, que foi criada para entender, fará tudo sozinha. E se puder pagar ajudante? melhor, pois vai saber respeitar e cobrar mais do funcionário por entender daquilo. Todo conhecimento é válido!


Mas voltando ao guri. Mesmo que eu não tenha gritado, ele conseguiu me tirar do sério com mais ladainhas e eu perguntei: "Qual é a sua? Vc quer acordar, se ferrar e já me ferrar também?" Olha eu as vezes acho que toda criança malcriada deveria fazer um intercâmbio em alguma favela da Etiópia ou de alguma família honesta, porém pobre.

Eu imagino que se isso acontecesse, depois de passar pelo menos 6 meses lá, ele voltaria sorrindo à tôa. Sim, quais são os parâmetros de uma criança que estuda em escola particular, tem uma mãe que faz tudo sozinha e ainda  prepara o prato de comida para dar na mão?

Educar é complicado, exige tempo e paciência. Eu gostaria, leitor (a), que você fosse bem mais paciente que eu e exigisse mais de seu (a) filho (a). Mas evitasse bater e gritar.

Eu não tenho ajudantes domésticos, lavo louça, limpo a casa igual a uma gata borralheira. Sou pai e mãe. Meus dois filhos colaboram muuuito pouco e só depois que eu exijo muito e me estresso muito. O erro é meu que deveria dispensar mais tempo para saber educá-los. Eu acabo me acomodando: faço quase tudo sozinha. Chegou ao ponto que se eu tiro as coisas que eles gostam: computador, revistas ou sei lá o quê, não adianta nada. É triste, mas eu estou em busca do caminho. E vou achar!

Hoje eu tive uma esperançazinha. Fiquei muito feliz, pois o mesmo pré- aborrecente mau humorado, chegou aqui agora a pouco e me mostrou um vídeo: " o dia em que um sorriso parou SP".  Mas o que me deixa mais feliz nem é ver o vídeo, é saber que ele têm a consciência de que tudo que eu falo faz sentido.

Eu não sou psicóloga, mas sei que a conversa é o caminho menos usado pelos pais. O sorriso, menos ainda. Estamos quase sempre estressados, cobrando, cobrando... quase nunca sorrindo ou elogiando nossos filhos.

O meu filho mais novo chegou de um fim de semana na casa de amiguinhos e disse: "mãe, os pais dele gritam muito com ele e com a irmã", é horrível! Já pensou que triste uma criança reparar isso?

Eu não sou "fera" na educação, pelo contrário, acho que preciso melhorar muito meu desempenho como mãe. Mas já pensou se eu gritasse com meu filho mais velho o tempo todo?? Ele seria certamente, no futuro, aquele pai que grita a cada segundo.

Educar não tem a ver com se estressar, corresponder o mau humor, gritar.... eu ainda não sei exatamente como é. Mas sei que não é com esse método que vou conseguir algo. Isso já é um grande passo pra chegar lá.

Por isso, inspirada na campanha da Brastemp (sim, eu sei que pode ser atores e que houve edição, mas mesmo assim) apesar de todos os erros que cometemos e que eles cometem, hoje eu peço para você parar tudo por um minuto e sorrir pra seu filho.

Boa sorte e até a próxima confissão de mãe.