18 de abr. de 2009

Violência doméstica, tudo a ver com o machismo




Um problema antigo, mas ainda atual.


http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI67936-15223,00-VANESSA+RIBEIRO+MATEUS+UMA+MULHER+APANHA+DENTRO+DE+CASA+NO+BRASIL+A+CADA+SE.html


Será que a violência doméstica está la no fundo enraízada ao machismo? porque será que as mentes doentes dos homens são assim? porque será que é tao comum crime contra a mulher? A revista Época dessa semana (13/04/2009) traz uma reportagem muito interessante sobre esse tema. Eu estava conversando esses dia em uma roda de família, onde meus tios contavam algumas histórias do passado. Um irmão deles tinha um caso com uma mulher casada e se matou depois que soube que sua amante tinha sido morta pelo marido que soube do caso. Eles comentaram que na época ouviu- se muito alguns homens dizerem: "Mulher safada merece morrer mesmo". Como se algo justificasse o crime. Como se só a mulher errase ao trair o marido. O que sei é que ela nao conseguia se desfazer de seu casamento por ter um marido machista e que a ameaçava e foi corajosa assumindo para si mesma seus desejos se entregando para o homem que ela amava. Não sou a favor da traição, porém também não gosto de julgar ninguém. Sabe - e lá naquela época as dificuldades e medo que essa mulher passou. Mas isso nem vem ao caso, independente do porque nada justifica um crime. Acontece que as coisas não mudaram muito. E os crimes dessa natureza geralmente acontecem por homens machistas e que não suportam o fim do relacionamento por saberem que a mulher terá nova vida, novas possibilidades como encontrar um novo homem. Apesar de todos os avanços, a mulher ainda é vista como propriedade do homem. Nao faz tempo e me lembro que minha mãe me dizia: "minha filha vc quer mudar o mundo?" Os homen são diferentes das mulheres, eles são muito mais bichos, é da natureza deles." Isso deve fazer uns 15 anos mais ou menos. Lembro que numa conversa sobre traição ela disse: "porque só existe o termo corno para homem? e não existe corna?" com isso ela queria justificar que a dor no homem era muito maior que na mulher. Minha mãe é uma ótima pessoa. Apenas segue padrões culturais que aprendeu. Já eu nasci com um parafuso a menos...(ou a mais) e estou sempre conversando com minhas amigas e mulheres que conheço sobre o que é ser feminista, pois percebo que na nossa geraçao a coisa ainda está muito atrasada.

Eu me arrisco a dizer que a violência contra a mulher está para o machismo assim como o machismo está para a violência. As bases culturais das sociedades são as grandes culpadas. Vamos dar as mãos e mudar essa situação! Os homens precisam ser reeducados e a nova geração depende de nós.


Lei Maria da Penha neles!!!