27 de jun. de 2012




Momento professoral que brota do fundo do meu âmago: 

O que é sexismo? E misoginia, professora?


O que é sexismo? E misoginia, professora?

Google: " Sexismo - Acreditar que mulheres e homens são completamente diferentes e estas diferenças devem ser refletidas em aspectos sociais, direitos, linguagem, etc."

Opinião: Mulheres e homens são diferentes sob a ótica cultural. Ok, o que seria da diversidade se não pudéssemos nos distinguir por cortes de cabelos, maquiagens e roupas diferentes. Meninas e meninos usam cores diferentes. Ok, tem gente que não gosta que confundam seu bebê ( "Ah que menina linda!" E é um menino...). Diferenças biológicas, tais como possuir órgãos reprodutivos diferentes, bem como voz e estatura e predominância hormonal de estrógeno ou testosterona, não faz uma pessoa ter pensamentos ou ideias masculinas ou femininas.

Fato: Características de pessoas não são intrínsecas ao seu gênero. Delicadeza não está na biologia humana feminina, mas em um misto de personalidade com aprendizado cultural de cada indivíduo. É só observar os bebês que ainda não têm consciência de seu sexo, eles têm comportamentos muito parecidos, o que muda são suas personalidades.

Não existe generalização " Mulher é assim ou assado" quando há exceções.

Google: Misoginia - "Embora mais comum em homens, a misoginia também existe e é praticada por mulheres contra outras mulheres ou mesmo elas próprias. A misoginia funciona como uma ideologia ou sistema de crença que tem acompanhado o patriarcado ou sociedades dominadas pelo homem por milhares de anos e continua colocando mulheres em posições subordinadas com acesso limitado ao poder e tomada de decisões. A misoginia é um aspecto central do preconceito sexista e ideológico, e, como tal, é uma base importante para a opressão de mulheres em sociedades dominadas pelo homem. A misoginia é manifesta em várias formas diferentes, de piadas, pornografia e violência ao auto-desprezo que as mulheres são ensinadas a sentir pelos seus corpos".

Opinião - Misoginia é quando você (homens ou mulheres) chama uma mulher de " vagabunda" por ela ter a liberdade que é mais comum nos homens, ou pela roupa ( curta ou bastante decotada) que ela está usando.O ódio nos é ensinado e naturalizado.

Fato: Mulheres ainda são vítimas de uma sociedade desigual, perpetuada pela ignorância e generalizações culturais.