29 de mai. de 2015

Mãe, você não tem culpa!


Não sou psicóloga, mas o tempo me ensinou muita coisa. Por isso, me arrisco a refletir e dar um conselho para as mães, que como eu, as vezes passam por problemas em alguma fase da vida dos filhos (infância, adolescência) e se perguntam: onde foi que eu errei?

Não, não fomos nós que erramos. Convido a todas a exercitar a "desculpabilização".  Vamos tirar o peso dos ombros?

1- Nós mulheres não devemos achar que somos mais responsáveis que os pais.
2- Não é pq o filho de fulana só tira nota boa, estuda e tem um comportamento exemplar, que é melhor que o seu que fez merda, que tem algum trastorno psico ou emocional.
3- Ter dado uma educação rígida, ter batido por julgar necessário para uma " boa educação", não é motivo de orgulho. Seu filho pode se comportar como um soldado hj, mas pode ter se tornado uma criança limitada, que não questionou, e isso pode desencadear problemas no futuro: um cidadão bloqueado, sem criatividade, agressivo, estressado, clichê.
4- Queremos protegê-los, não sabemos os limites, se somos permissivas demais, de menos... não adianta ficar se torturando, se culpando por tudo. Não podemos proteger nossos filhos de tudo. As vezes eles precisam levar uns baques, perder uns jogos que é pra frustração prepará-los melhor pra vida.

Sei que as vezes nós mães estamos a beira de um ataque de nervos, sei que quando vamos pedir conselhos, mesmo as pessoas que nos amam, as vezes vão tentar nos culpar, dizer que foi pq não fomos rígidos, por isso ou aquilo e bla bla bla... Um dia desses me contaram que um pastor, na igreja, contou a história de um  rapaz que culpou a mãe dele por não ter tido limites na infância. Fico angustiada. Não concordo. Pq essa mania de culpar mães? #Pensemos

Já me disseram que " tiro" a autonomia do pai ( como se isso fosse possível, afinal, cada um que crie o seu vínculo! Até quando o cara é ausente, culpam a mãe??) Já me disseram que quero "vingança", quando quero só o que é de direito dos meus filhos. Enfim, já me disseram barbaridades. Antes eu sofria, agora tenho discernimento das coisas.

CHEGA DE CULPA! Eu não sou muita coisa, não sou pastora, não sou dona da razão, eu erro, mas sou humana, me sensibilizo e me solidarizo com suas dores, mães. Por isso, seja lá o que vocês estão passando, estou aqui para dizer: NÃO, NÓS NÃO TEMOS CULPA!

Amor é fundamental, mas diálogo é sempre um bom resolvedor de conflitos. Nunca deixe de se comunicar com seu filho, seja lá o que ele tenha feito/falado. Insista.  #Ficaadica.

Para meus filhos eu só tenho uma coisa a dizer: AMO vcs, confio em vcs
, valorizo mais as qualidades do que os defeitos. Vamos superar os problemas juntos? <3 p="">