23 de jun. de 2013

Carta de despedida preventiva



Hoje o vizinho, aqui no prédio, estava soprando bolha de sabão na janela e diante daquela altura e daquela cena de fragilidade, a centímetros da morte ( que as vezes me atrai e me fascina) pensei que todas as pessoas deveriam se prevenir e escrever uma carta de despedida, pelo menos de 5 em 5 anos. Seria muito chato ir embora dessa vida sem dar algumas respostas e dicas para as pessoas que convivemos. Ainda mais para mim, que não acredito em vida após a morte e não tenho religião. Esse espaço é livre e serve para dar asas a meus devaneios, então a insanidade é permitida. 

Prezados,

Por favor, se o pior acontecer comigo um dia meu Facebook seja alvo dos curiosos ( eita, coitada, ela faleceu de quê?) não deletem, não se incomodem, deixem que fique aqui, mas apaguem todas as mensagens que falem de Deus, pois sou ateia e em respeito a minha ausência de crença, gostaria de ser atendida. 

Muitos aqui que mal falam comigo, não inventem de dizer que fui uma grande pessoa. Não vão ao meu enterro por consideração ao meu pai/mãe/família. Só irá ao meu enterro quem NÂO me ama. Quem me ama respeitará essa minha vontade de não ter este ritual hipócrita e ridículo. Quero ser cremada, sem velório e sem quase ninguém, só meus pais, irmã e filhos.

Como sou uma pessoa polêmica, eu prefiro demonstrar minha ingratidão (até pq odeio essa coisa de ser boa depois de morrer)

A minha mãe quero dizer que aprendi a amá-la mesmo sabendo de todos os defeitos dela. Mesmo não concordando e tendo que conviver pra sempre com algumas palavras e insinuações que eu jamais diria para meus filhos, em nenhuma circunstância. Não sou melhor que vc, apenas diferente na forma de amar. 

Ao meu pai gostaria de dizer que apesar de todo seu esforço, seria impossível não ser injusto com algum filho, tendo 5 filhos. Jamais vc admiraria uma pessoa “ paranoica” e louca. Vc se acha moderno, mas vc é conservador, no fundo. Tente mudar isso e serás mais feliz. Pare de dizer que as pessoas que eram obrigadas a conviverem comigo me aturavam, eu tb as aturei. Conviver não é fácil e não é só comigo que dificulta, embora eu saiba que sou fora dos padrões que vc aprova. Mesmo assim, te idolatrei, meu pai. E tudo que sempre fiz foi pensando na sua cara de admiração.

Preciso dizer algo que vcs ainda não entenderam: Quem precisa aceitar o mundo são vcs, não era eu. Vcs estiveram enganados esse tempo todo.

Ao meu irmão mais novo, só tenho a dizer: o que aconteceu com aquele menino divertido que adorava andar de carrinho de rolimã? Vc era muito melhor antes!

A minha irmã, obrigada por tudo. Continue reaprendendo a resgatar sua personalidade, lutar por seus direitos e sua felicidade. Vc merece. Vc me enche de orgulho dessa forma.

Ao meu irmão Isaac, obrigada pelo carinho de quando éramos crianças. Sempre me defendendo da pentelhagem dos outros. Vc me irritou praticando bullyng como os outros meninos, mas vc era criança. Depois de adulto foi o único que parou. Eu te perdoo.


Ao meu irmão Jr, vc foi capaz de mudar mto mais do que pensei. Achei que vc era um cara de cabeça mais fechada, mas não, me surpreendi. Te admiro muito. Obrigada.

Aos meus filhos, eu escrevi algumas cartas, procurem e irão achar. Se puderem, continuem meus negócios e ideias que iniciei com tanto carinho.

Obrigada por terem lido! Não chorem por mim ( e nem precisam provar sentimento pra ngm, nem fingir sofrimento) a vida segue. Aproveitei como pude, não segui regras, não obedeci conselhos sábios, apenas meus desejos. Talvez tenha viajado menos, bem menos do que gostaria, mas acontece, nem tudo que a gente quer é possível. Aproveitem enquanto podem. Parece clichê, e é. Mas é verdade!

Abraços!