13 de abr. de 2011

O novo homem

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/04/homens-comecam-discutir-questoes-que-eram-exclusivas-das-mulheres.html


Gostei demais da matéria. Me chamou atenção por terem colocado um psicanalista bom, que não foi sexista. Isso é mto raro. Gostei mto do q ele falou.


Agora o q ñ da p aguentar é um cara ridículo como aquele q disse q não saberia liar com a esposa ganhando mais q ele. Isso é PURO machismo, mas vai dizer isso a ele? Homem jura q machismo sao coisas "graves" como bater, proibir, mandar na mulher... nao percebem q sao esses pequenos conceitos que sustentam o machismo.

Pérola machista: "Eu não quero direitos iguais, eu quero que ele pague a conta"



"Eu não quero direitos iguais, eu quero que ele pague a conta"

É a campanha do Twitter da Marie Claire do #eusouassim

Vamos analisar?

Contestei no ato. Mas somos tão condicionadas a aceitar o machismo, que foi um um montão de mulher defendê-lo la no post... que toda mulher gostava de mimo, que toda mulher era igual, que era hipocrisia e bla bla bla e mi mi mi.

Mas vem ca, o que tem a ver pagar a conta com ser mulher ou homem? Não me sinto menos feminina se eu pagar a conta pro meu companheiro. Porquê essa ideia? Medo de não ter sucesso profissional suficiente pra um dia fazer isso? Medo de deixar de ser "feminina"? Gente, quequé isso em pleno século XXI? Fala sério.


Infelizmente, muita mulher não tem o discernimento e a consciência da esteriotipação do nosso gênero em relação a ditadura de papeis.

Afirmar que é papel do homem pagar a conta, é machista sim. Parte do presuposto que TODA MULHER gosta de ser (ou é) dependente do homem ou procura homens com esse perfil.

Não vejo nada demais em um homem pagar a conta... mas o problema, é que não vejo nada demais em eu como MULHER também pagar. Agora generalizar como uma obrigação masculina, é fruto de uma sociedade patriarcal,onde impera ainda uma cultura machista onde o homem é visto como provedor.


E se o poder aquisitivo dela é mais alto do que o do seu companheiro? As pessoas ainda são condicionadas a ideia de que mulheres não devem pagar porque têm menos dinheiro. Essa é a dura verdade. Não me venham com papos que é porque é românticom ele pagar, isso ou aquilo, pois isso é tudo balela. Na verdade não temos nada a ver com quem paga a conta nos casais alheios. Amiga, você quer só homem que pague a conta? Busque-o. Mas cuidado pro barato ñ sair caro, pois homens que costumam acreditar que eles são os provedores também costumam ser proprietários de tudo... inclusive de sua vida.

Particularmente, não me importo se preciso pagar mais que ele. Mas infelizmente essa realidade não é a de muitas mulheres dependentes dos maridos. Nada contra ser dependente, sou contra nossa cultura acreditar que isso é o ideal para a mulher. Sou contra sermos maioria, quando o assunto é dependência. Seja ela de qual forma for: psicológica, financeira... basta ver como mulheres ainda são rotuladas e homens livres de qualquer preconceito.


Como afirmei ali embaixo: a partir do momento que falamos "TODA MULHER" ou "TODO HOMEM", fazemos generalizações. E toda generalização é burra.

As pessoas são diferentes. Ainda bem que somos diferentes, seria péssimo termos obrigação de nos vestirmos iguais, termos corpos iguais. Cada gênero tem sua beleza.  Sim, existe milhares de diferenças, culturais como maquiagens, roupas... Algumas, tudo bem! Que se dane, usa quem quer.  Mas a partir dessas diferenças estabelecer outras sobre papeis sociais acho uma idiotice.

É incondizente com a ascenção feminina, aceitar que é natural apenas o homem pagar a conta... é machista, retrógrado e lamentável.

Viva as diferenças. Que mulheres e homens procurem amor, em primeiro lugar e não um "suporte" financeiro ou emocional.