13 de dez. de 2016

Como você exerce seu papel de mãe?

Parabéns mãe, por ser essa perfeição, melhor do que as outras. Parabéns por acreditar que papel de mãe/mulher, é diferente de homem/pai. Parabéns por nunca ter perdido o controle! Quando seu filho queria um tênis de marca ou alguma coisa cara, você se controlou. Não falou que o pai deles não contribui e por isso fica difícil vc pagar as contas sozinha e ainda comprar presentes. Parabéns por não ter dito a eles que esse era um dos motivos da vida financeira difícil de vcs. Parabéns, afinal todos diziam a você que não podia falar isso para as crianças, que isso é desequilíbrio mental e o que importa, querida mamãe é que você esteja sempre equilibrada, mesmo carregando a maioria das responsabilidades nas costas. Parabéns por não fazer "confusão", por não achar importante o dinheiro, afinal a presença paterna é o que vale!!!! Parabéns, você não é mãe, você é praticamente a Madre Tereza de Calcutá. Parabéns por ter criado seus filhos sozinha, não ter chorado na frente deles, não ter deixado eles se frustrarem nunca!!! Parabéns por ser essa guerreira que segue o manual social do que dizem que é amor! Parabéns por servir seus filhos, por ter largado seu trabalho, por fazer café da manhã, almoço, janta e apanhar todas as cuecas dos seus filhos adolescentes do chão. Parabéns por estar sempre atenta ao telefone e jamais deixar de atender uma ligação de seus filhos que dizem ser adultos para algumas coisas, somem, mas na hora que precisam de você, esteja ligada! É sua função! Parabéns pela disponibilidade! Você sim é mãe de verdade!!!! Jamais se entreterás com alguma coisa que te deixe mais de duas horas fora do ar. Mães não podem. Parabéns por criticar textos de mães cansadas da sobrecarga e por dizer que "se não queria ter filhos era só não ter". Afinal que feio reclamar da ausência paterna, do cansaço!!! Mãe não reclama, mãe só ama. Parabéns, por ser respeitada na sua família! Você é super mãe e não a louca! Parabéns por pagar as contas sozinha e colocar medalha no peito por isso! Parabéns por criticar as mães que não aceitam isso e colocam pais na justiça. Parabéns por repetir que "mãe é mãe". Parabéns por não ter escolhido ser feminista, lutar por igualdade, pois a família tradicional e a mãe verdadeira não luta contra nada, apenas é aquela do comercial de limpeza que deixa tudo impecável! Ou aquela do comercial de natal onde todos sentam e você serve a ceia feliz, sem reclamar de nada! Parabéns por não ter se divorciado afinal filhos de pais separados são mais problemáticos. Ou parabéns por ter se divorciado mas repetir por aí que seu filho tem razão em ser mais problemático por isso. Parabéns por temer ser chata quando reivindica deveres iguais em casa. Parabéns por escutar: "você nunca está satisfeita com nada" e acreditar. Ele já lavou meia dúzia de pratos e "ajudou", o que mais você quer, querida? divisão de tarefas? Oras, essas mulheres querem direitos demais, não é mesmo?
Vocês venceram. Se era medalha que vocês queriam, sintam-se homenageadas por tanta vitória e por serem mães especiais. Atirem lixo na cara das outras se isso faz vocês se sentirem melhor. Vocês nunca falharam! São pilares da família. Responsáveis pelo sucesso de tudo. Mulheres são os seres que seguram a barra. Mulher não deixa a peteca cair. Mulher é quem edifica a família. Vocês terão filhos perfeitos, batalhadores, homens que não usam drogas, tem bons empregos e deram certo na vida. Serão mães de mulheres que repetirão aos teus netos, tudo que fostes e ensinastes.
Parabéns, de verdade! As mães loucas, feministas, "menos dedicadas", que falam coisas que não deveriam, terão o que merecem, viu? Seu troféu brilha sempre e te lembra da mãe maravilhosa que és a cada crítica que fazes às outras. Parabéns por tudo!!!
Foi um texto irônico. Antes de julgar e criticar tanto, tente ter mais sororidade e compreensão. E se você consegue ser essa mãe tão justa e perfeita, não dê como exemplos seu "heroísmo" pois nem todas conseguem ser assim. Fazendo isso, você não é melhor, você tenta subconscientemente diminuir outras mães para se sentir "mais mãe". Isso não ajuda, só destrói só machuca, só colabora com a cultura machista.
Apoie uma mãe em apuros em vez de atacá-la.