5 de nov. de 2009

Eu, você, TODOS pela educação. Não só as mães.


"Eu,você, todos pela educação." A nova campanha do governo. Então pq falar só da responsabilidade de mãe?

OK, lindo texto, Claudia Abreu. Só acho que sua campanha falando como mãe sendo a única responsável pela educação do filho reforça o patriarcado eminente ainda na nossa sociedade. Concordo com tudo, menos com a frase "mãe presente que confia no filho, faz com que ele confie na sua capacidade e aprenda muito mais na escola".
A frase seria perfeita se fosse assim: "pai, mãe ou responsável presente, que confia no filho, faz com que ele confie na sua capacidade e aprenda muito mais na escola".
Essa coisa cultural de a mãe ficar em casa cuidando dos filhos está mudando, então porque não fazer uma campanha mais adequada aos novos tempos?

Meu filho tem um colega que é criado pelo pai desde que nasceu. A mãe ele nem conhece direito. O que uma criança como ele vai pensar dessa campanha? que o pai não serve?

Linda campanha. Maravilhosa, afinal a educação é o segredo contra à marginalidade. Mas se eu fosse a pessoa da agência de publicidade, eu colocaria vários artistas falando, homens, mulheres... pessoas e não só mães.

Aliás, se eu for começar a falar de campanhas publicitárias aqui, também diria para pararem de fazer propaganda de eletrodomésticos e panelas se referindo só às mulheres. Hoje em dia cena comum é homem sozinho fazendo compras nos supermercados e passeando com seus filhos nos calçadões da vida. Diria também para parar de fazer comercial de cerveja com mulher objeto ilustrando. Parece que essas pessoas não frequentam as baladas para perceber que boa parte das mulheres estão com uma long neck ou algum drink na mão.

Mulheres, vamos mudar os conceitos!

Link da campanha:

http://www.youtube.com/watch?v=Lw7SAkOXrFw