9 de fev. de 2010

Brasil deve assinar convenção para estimular homens a dividir tarefas domésticas

Trouxe essa notícia quentinha aqui para minhas leitoras feministas. Adorei! Por isso que eu adoro a Nilcea Freire e há alguns meses até fiz comunidade pra ela no orkut.




Brasil deve assinar convenção para estimular homens a dividir tarefas domésticas

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, cobrou nesta quinta-feira a ratificação, pelo Brasil, da Convenção 156 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), como forma de estimular a maior participação dos homens nas tarefas domésticas, reduzindo a carga para as mulheres.


O documento recomenda que os países criem mecanismos para ajudar os trabalhadores no cuidado com filhos e parentes.

– Estamos de pleno acordo. A convenção já foi ratificada por vários países, e o Brasil está em débito com isso – disse Nilcéa, em entrevista a emissoras de rádio. – As mulheres hoje representam 50% da força de trabalho no Brasil e não podem ser as únicas responsáveis pela manutenção da vida.

Na semana passada, movimentos feministas que participaram do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, cobraram o apoio brasileiro à convenção. Segundo a ministra, o setor empresarial tem resistência a apoiar os termos do documento, que poderia abrir caminho para a concessão de licença-paternidade.

De acordo com a ministra, a convenção está sendo discutida por uma comissão formada por representantes da SPM, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e depende da aprovação do Congresso Nacional.

Na entrevista, Nilcéa reiterou a importância de o Parlamento aprovar também a medida provisória que amplia de quatro para seis meses a licença-maternidade para as contribuintes da Previdência Social, assim como o projeto de lei que trata da igualdade de tratamento para homens e mulheres no mercado de trabalho.

Por Elza Fiuza, Agencia Brasil


Na minha opinião, os homens se acham no direito de acharem que a mulher nao é boa esposa se tb nao for boa dona de casa... eles nao acham q é papel deles ajudar... mesmo os casais q tem empregada, se é folga da empregada quem vai pra pia no fim de semana é a mulher... Tem muita mulher que fica direto em casa limpando tudo e enqto tá la suando na pia, o marido ta na praia bebendo com os amigos... ou enqto ele assiste TV tá la a mulher dando banho nas crianças, fazendo mamadeira, trocando fralda, limpando as privadas... se as mulheres nao fazem isso, eles reclamam ainda hj... dizem q a mulher nao é boa esposa. As referencia deles sao as mães... essa questão da colaboração e divisao de tarefas tem q ser mto mais disseminada. As pessoas tem q dissociar a ideia de q isso é papel da mulher... a realidade é q ainda sao puquissimos casais q dividem tudo em casa, mesmo os jovens.