17 de abr. de 2009

100% feminina e feminista


É possível ser Feminista e feminina?

Nunca pensei que chegaria aqui no meu blog e colocaria essa pergunta. Parece preconceituosa? Tb acho! Ser feminista é seguir uma ideologia, um movimento anti machista que ainda impera em pleno século XXI, independente de gostar de se arrumar, ser contra o consumismo ou não. Eu particularmente não sou contra porque acho que consumo gera economia. Eu não curto muito grifes caras de roupas, até uso quando amo uma que vejo na vitrine, mas não acho isso a coisa mais importante. Prefiro priorizar meu dinheiro para outros valores como doar, viajar, comprar coisas necessárias para minha casa, livros, investir no meu negocio... realmente não sou de gastar exageradamente com moda e nao tenho essa necessidade de ser linda a todo custo. Mas já comprei algumas coisas induzida pela mídia ou pelo impulso. Não nego. Já fui mais bobinha quando era mais nova. 


Hoje sou consciente que a indústria da beleza vende um padrão utópico e sou contra.Gosto de moda pq acho que moda é arte. Adoro o Ronaldo |Fraga (aliás um estilista que traz sempre reflexões sociais às suas coleções) e outros. Mas nao sigo à risca. Respeito o meus estilo e meu corpo sem silicone (por falta de oportunidade pq assim que eu puder colocarei). Acho que sou uma mulher que se preocupa sim com a aparência, mas que não faz disso o centro de sua vida. Gostaria que mais mulheres pensassem menos nessas coisas e se dedicassem mais à luta pela igualdade. Mas não posso impor nada e nem querer que uma mulher que goste de ser "mulher objeto" deixe de ser.


Luto contra esse estereótipos de feministas que são contra o consumo, a maquiagem e coisas do gênero porque sou contra o preconceito em qualquer situação. A imagem das feministas ainda estão associadas (por alguns ignorantes) à mulher macho ou descuidadas. Não sou contra quem quer ser assim... quem quiser que use cabelo curto, comprido, roxo, vermelho, arrumado, descabelado, gravata ou lenço... não tô nem aí. Mas não acho legal estigmatizar.


Em um dos tópicos de um grupo feminista do orkut, o debate era sobre beleza e eu postei minha opinião: "deixo claro que nem sempre as revistas femininas me agradam, inclusive tenho uma comunidade “eu odeio as crônicas de Danuza Leão” (acho importante esclarecer q odeio as crônicas dela, não ela e nem os livros dela que nunca nem li) Meu motivo de não gostar, como dito anteriormente nesse blog, é por trazer em sua maioria conteúdos machistas. Gosto muito da revista, exceto as crônicas que tenho aversão e sou obrigada a ver a página dela quando folheio uma Claudia. É possível também que eu não me identifique com algumas matérias, mas é normal, claro. Ou as meninas da comunidade acham que eu absorvo tudo que leio?Não, não... sou mais crítica do que leitora incondicional.

Depois postei na comunidade num tópico sobre beleza a seguinte frase: "o editorial de moda da revista sao os piores, se fosse editiorial da Capricho eu até entenderia as modelos de 15. Mas abro a Marie Claire e estão la roupas que nem combinam com os rostos ninfetos. Nao condiz com a realidade. Qdo será q vai acabar a ditadura da beleza padrão? Sonho com o dia em q terão modelos de todas as idades e todos os tipos". Aí uma mulher respondeu: “Sonho com o dia que não houver modelo de nenhum tipo”. Fico pensando, será q não é melhor começarmos com os pés no chão? O mundo seria muito mais belo se a diversidade e as mulheres mais velhas servissem de modelo, sim. Esse radicalismo de algumas feministas tira minha esperança de poder começar a mudar as coisas. Ela só quer ser feminista na vida? Já pensou no emprego das estilistas? Como elas fariam os desfiles se não existissem modelos? Só acho que as modelos deveriam ser pessoas como nós. Cada uma com sua beleza. A Natura tem um pouco dissso e eu acho que seus anúncios quebram regras. Mais empresas do segmento deveriam repensar isso. Mas sem essa coisa de beleza perfeita. Outra disse que leu meu blog e que o texto a indústria cosmética e os homens se resumia a aplicação de botox em homem e era sem conteúdo. Pelo amor de Deus! Cada um interpreta de um jeito. Respondi o seguinte: “ nao se resume a isso, acho que vc ficou presa à essa interpretação e não leu todo o conteúdo. Eu apenas acredito que o e-mail q eu recebi reforça o machismo e o preconceito com homossexuais. Meu intuito é informar as mulheres que as feministas nao são contra os machos, nao querem ser superiores, apenas visam igualdade. Meu intuito é não formarmos uma geraçao machista dizendo que homens que praticam tal tipo de esporte sao gays. Nada contra os gays, pelo contrario, defendo a igualdade sempre. Meu intuito é quebrar paradigmas e fazer cair os rótulos dos estereótipos.

Depois mais um post e mais uma critica agressiva... a moça me disse q eu deveria desenvolver programas para a classe baixa em vez de pregar nas classes que sabem disso. Como sabem disso? Respondi que grupo minoritário de mulheres de classe média-alta, de nível universitário e carreiras bem-sucedidas (ou nem sempre) ainda ignoram o termo feminismo. Muitas mulheres de uma geração de uma década atras ainda estão presas à conceitos da vovó e ainda estao repassando esses conceitos para as filhas. Isso nao acontece só na favela. Na escola (particular) dos meus filhos, quando vou nas festinhas de dia das mães ainda são feitos aqueles teatrinhos onde a mãe esté em casa fazendo bolo e o pai no trabalho. Acredito que temos que mudar primeiro as classes altas... Não é todo mundo que questiona! É mais fácil seguir as regras do que ir contra.

Fiquei chateada com a grosseria em relação a tudo que eu falava e o ódio que algumas têm aos homens. Uma delas que estava sendo grossa e usou palavras como excluam esse tópico idota” se referindo ao meu tópico. Outra que me criticou, fui ver o perfil dela e ela está numa comunidade “homem é tudo palhaço”. Como assim? Defendemos o feminismo ou o femismo? Femismo sim é o contrário de machismo. Desse jeito, nada mudará. Além de radicais, não têm percepção entre o que as mulheres ainda pregam na sociedade (em sua maioria) independente da classe social.