23 de fev. de 2013

A mulherada de hoje em dia anda muito...



Já ouvi muito esse tipo de crítica:" a mulher quer se igualar no que não presta no homem". O que não presta neles? A liberdade sexual deles? Poder se relacionar com várias e não pensar em casamento? Vou lhe dizer como feminista o que penso que não presta neles: A possessividade, a violência doméstica ( eles são campeões em agressões, nunca ouvi falar que o número de mulheres que bate em seus maridos está aumentando!) 


Cada mulher é uma, cada uma com seus desejos próprios. Porém, é óbvio que esse desejo anda sendo respaldado por um fator nada genético, nada primitivo, chamado: CULTURA. Se a genética provasse comportamentos femininos, o mundo não seria tão heterogêneo. A cultura é quem nos molda, pensar que a biologia ( essa tal feminilidade...) está acima, é no mínimo, subestimar a capacidade racional humana. Como dizia Beauvoir, " A mulher não nasce mulher, torna-se".


Acontece que essa capacidade de ser única, de pensar com a própria cabeça, nos é limitada pelo conjunto de regras sociais de cada país/região que vivemos. Aqui no Ocidente, achamos um absurdo uma mulher usar burca ou ser extirpada. No Afeganistão, muitas acham que o absurdo é mostrar o corpo e ter direito a ter um clitóris inteiro. Aqui no Brasil, é super comum a frase: "A mulher de hj em dia é quem está atirada... " Ouço isso dos mais metidos a moderninhos, dos jovens e de pessoas de todas as classes sociais. Isso vem desde os tempos da música de Mario Lago, quando eles protestavam, em forma de arte, contra a liberdade feminina, com a música " Amélia que era mulher de verdade". 




Apesar de todos os avanços tecnológicos em vários, campos, somos praticamente estagnados em um campo: o social. Nossa sociedade ainda acha feio mulher que quer ser "igual aos homens" ( leia-se livres sexualmente, livres da ditadura da beleza e do consumismo e etc). Que fique claro para quem ainda sai com um " a mulher de hj em dia": Ser livre não é privilégio só deles.

Não nego as diferenças. É claro que existem. Nós realmente temos seios, ovários, vagina, estatura mediana menor e mais algumas coisas que homens não tem e vice versa. Porém, daí a achar que essa diferença gera comportamentos sociais tidos como femininos ou masculinos, são outros 500. Até por quê é completamente possível ser uma mulher e nascer com um pênis. ( como no caso dos transgêneros).

Para você que acreditou a vida inteira nesse mito da biologia feminina e masculina, sinto informar, talvez o choque seja tão grande quanto quando vc soube que papai noel não existia... Mas esqueça tudo que vc aprendeu sobre natureza feminina ou masculina. 

O que existem são seres humanos. Cada um tem suas características. Mas infelizmente os comportamentos acabam sendo padronizados de acordo com a cultura que este ser está inserido. Uma das lutas feministas é o direito a diversidade. Cada um exercer sua natureza humana, independente de seu gênero. A mulher quer ser pegadora? Que seja, sem que isso gere um rótulo ( o estranhamento é justamente pq acham que essa condição é inerente ao macho humano). O homem quer ser caseiro e viver com uma mulher só a vida inteira? Que seja, sem que isso gere um rótulo de idiota que não sabe aproveitar a vida. O cara quer ser pegador? Pq não? A mulher detesta a ideia de casamento? pq não? Essas associações biológicas, que nos ensinaram ( que na verdade nunca houve comprovação científica e não passa de crenças sociais enraizadas no senso comum) só tem um propósito: ajudar a disseminar preconceitos.


Vale lembrar que existem os transgêneros, o que leva por água abaixo todas as teorias de comportamentos influenciados pela biologia. Nos grupos feministas que participo e no meu outro perfil, tenho conhecido muitos ( o que é muito bom, pois enriquece minha intelectualidade, meus pontos de vista sobre a vida e meu lado humano). Ter um pênis, hormônios testosterona em maior ou menor quantidade, não necessariamente torna uma pessoa masculina ou feminina.