23 de fev. de 2013

A mulherada de hoje em dia anda muito...



Já ouvi muito esse tipo de crítica:" a mulher quer se igualar no que não presta no homem". O que não presta neles? A liberdade sexual deles? Poder se relacionar com várias e não pensar em casamento? Vou lhe dizer como feminista o que penso que não presta neles: A possessividade, a violência doméstica ( eles são campeões em agressões, nunca ouvi falar que o número de mulheres que bate em seus maridos está aumentando!) 


Cada mulher é uma, cada uma com seus desejos próprios. Porém, é óbvio que esse desejo anda sendo respaldado por um fator nada genético, nada primitivo, chamado: CULTURA. Se a genética provasse comportamentos femininos, o mundo não seria tão heterogêneo. A cultura é quem nos molda, pensar que a biologia ( essa tal feminilidade...) está acima, é no mínimo, subestimar a capacidade racional humana. Como dizia Beauvoir, " A mulher não nasce mulher, torna-se".


Acontece que essa capacidade de ser única, de pensar com a própria cabeça, nos é limitada pelo conjunto de regras sociais de cada país/região que vivemos. Aqui no Ocidente, achamos um absurdo uma mulher usar burca ou ser extirpada. No Afeganistão, muitas acham que o absurdo é mostrar o corpo e ter direito a ter um clitóris inteiro. Aqui no Brasil, é super comum a frase: "A mulher de hj em dia é quem está atirada... " Ouço isso dos mais metidos a moderninhos, dos jovens e de pessoas de todas as classes sociais. Isso vem desde os tempos da música de Mario Lago, quando eles protestavam, em forma de arte, contra a liberdade feminina, com a música " Amélia que era mulher de verdade". 




Apesar de todos os avanços tecnológicos em vários, campos, somos praticamente estagnados em um campo: o social. Nossa sociedade ainda acha feio mulher que quer ser "igual aos homens" ( leia-se livres sexualmente, livres da ditadura da beleza e do consumismo e etc). Que fique claro para quem ainda sai com um " a mulher de hj em dia": Ser livre não é privilégio só deles.

Não nego as diferenças. É claro que existem. Nós realmente temos seios, ovários, vagina, estatura mediana menor e mais algumas coisas que homens não tem e vice versa. Porém, daí a achar que essa diferença gera comportamentos sociais tidos como femininos ou masculinos, são outros 500. Até por quê é completamente possível ser uma mulher e nascer com um pênis. ( como no caso dos transgêneros).

Para você que acreditou a vida inteira nesse mito da biologia feminina e masculina, sinto informar, talvez o choque seja tão grande quanto quando vc soube que papai noel não existia... Mas esqueça tudo que vc aprendeu sobre natureza feminina ou masculina. 

O que existem são seres humanos. Cada um tem suas características. Mas infelizmente os comportamentos acabam sendo padronizados de acordo com a cultura que este ser está inserido. Uma das lutas feministas é o direito a diversidade. Cada um exercer sua natureza humana, independente de seu gênero. A mulher quer ser pegadora? Que seja, sem que isso gere um rótulo ( o estranhamento é justamente pq acham que essa condição é inerente ao macho humano). O homem quer ser caseiro e viver com uma mulher só a vida inteira? Que seja, sem que isso gere um rótulo de idiota que não sabe aproveitar a vida. O cara quer ser pegador? Pq não? A mulher detesta a ideia de casamento? pq não? Essas associações biológicas, que nos ensinaram ( que na verdade nunca houve comprovação científica e não passa de crenças sociais enraizadas no senso comum) só tem um propósito: ajudar a disseminar preconceitos.


Vale lembrar que existem os transgêneros, o que leva por água abaixo todas as teorias de comportamentos influenciados pela biologia. Nos grupos feministas que participo e no meu outro perfil, tenho conhecido muitos ( o que é muito bom, pois enriquece minha intelectualidade, meus pontos de vista sobre a vida e meu lado humano). Ter um pênis, hormônios testosterona em maior ou menor quantidade, não necessariamente torna uma pessoa masculina ou feminina.

2 comentários:

Unknown disse...

Nossa, adorei, a única coisa que penso é que talvez a mulher esteja anulando um pouco sua feminilidade pra se adequar...Eu por exemplo sou mulherzinha ao extremo daquelas que tem tpm forte, sou muito sensível,nuito vaidosa..percebo que os homens não sabem lidar com isso, e muitas vezes me sentia imitando os homens, não me permitia demonstrar sensibilidade ou até mesmo fraqueza pra ser aceita, e vejo muitas mulheres fazendo isso, e não é uma posição confortável, é importante aceitar as diferenças entre os gêneros..

Li disse...

Lola, particularmente não acredito em TPM, acho que nos dizem tanto sobre essa tal TPM que isso mexe com nosso cérebro. Mas se em vc, vc tem ctza que existe, procure um médico ou uma técnica para não menstruar por uns tempos, existem muitas.

Acho que ninguém imita o homem, no meu caso, foi ao contrário: eu vivia mulherzinha demais com medo de me acharem masculina, até que me libertei e sou o que sou. Cada um é cada um, por isso a gente não pode dizer que outras mulheres fazem isso por " imitar". As diferenças entre os gêneros, na minha opinião, são apenas os seios, as vaginas, o útero, os ovários. No campo comportamental, as diferenças são culturais e não biológicas. Não há ciência que prove isso, apesar do senso comum insistir com essa ideia.