29 de mai. de 2012

Reflexão nossa de cada dia...




Segundo as pessoas "de bem ( = senso comum)", as crianças já nascem com hormônios que definem as diferenças comportamentais entre os gêneros. Dizem que meninos são mais inquietos por natureza e que as mocinhas já "nascem praticamente educadas". 

Se você reparar bem nos bebês, a única coisa que difere eles são as roupas rosas, azuis, cortes de cabelos e xiquinhas. Todos espirram, bocejam, levam objetos à boca, fazem birra, choram... alguns mais e outros menos.

Cientistas são contraditórios, alguns dizem que os hormônios estimulam os comportamentos, outros dizem que bebês só tomam consciência de seu gênero ( devido ao aprendizado e "moldagem cultural"), a partir do segundo ano de vida.

No mundo animal, entre os seres humanos, podemos ver algumas fêmeas adultas caminharem e se portarem diferente dos machos. Sentam-se, caminham e gesticulam diferente. Têm pessoas que rebolam e gesticulam mais que outras.

Quem imagina uma leoa adulta rebolando? A construção social influencia nosso cérebro muito mais do que as pessoas imaginam.



Beijos "afeminados" pra vocês!