28 de mar. de 2010

A mídia machista



Hoje,  no Fantástico passou no quadro "Detetetive virtual", o mau gosto dessa propaganda de uma agência de viagem nos EUA. Preconceito e machismo em um único comercial. Primeiro supõe-se que as negras brasileiras são putas, segundo que os homens traem e isso é engraçado.  Tadeu Shcmit fechou a matéria dizendo que havia preconceito e que o comercial era feio. Mas minutos antes, um senhor sapateiro, estereótipo típico de pessoa popular e bem humorada,  apareceu cantando música de sua autoria 100% machista e a edição do programa deve ter achado engraçado, pois foi exibido. Então pra mim, na mídia é muito comum a traição masculina ser vista como algo "engraçado", uma coisa "cafajestal" é sempre tratada como comédia, ou coisa natural. O programa "Os trapalhões" na década de 80 que o diga. Era recheado fartamente com cenas machistas. Eu era criança, mas já distinguia as coisas. O povo se acabava de rir. O programa era um sucesso. O mesmo não acontece com a traição feminina. Na novela "Caminho das Ìndias, Gloria Perez tentou e até que conseguiu um pouco. Mas é muito raro ver isso na mídia. Para ser sincera gostei da personagem Norminha, não por me identificar com ela, de jeito nenhum, pois não sou a favor de traições de nenhum sexo, mas gostei porque nas novelas, isso foi inédito, pois esse posto sempre ficou para o papel do homem que tem essa liberdade de traição muito maior e com isso até consegue uma maior representação de sua "masculinidade".

A capa da revista popular Tititi dessa semana está estampada com uma frase do ator que faz o personagem cafajestão Gustavo afirmando: "mulher gosta de homem cafajeste".  O pior é que já ouvi muita amiga minha confirmar essa proeza. Infelizmente as mulheres se adaptam com facilidade ao que vêem na sociedade de uma forma muito natural. Muita mulher é traída e se conforma: "foi só sexo".  Elas sofrem, mas esse argumento ainda é atual. Eu sinto muita pena que ninguém enxergue o machismo como um crime preconceituoso e que denigre à imagem da mulher na sociedade. Mas o pior do machismo, como já falei em outros posts por aqui,  é a contribuição da própria mulher.

Mulheres reais x mulheres photoshopadas.

"Uma notícia para deixar de cabelos em pé atrizes como Fernanda Young ou "modelos-e-atrizes" do BBB: está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que obriga imagens tratadas com Photoshop a virem com a advertência "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada".
O projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Projeto de Lei 6853/10, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), dirige-se inicialmente apenas a imagens publicitárias, o que eliminaria, por exemplo, os "banhos de Photoshop" que revistas masculinas promovem nas fotos de suas modelos nuas.

O projeto prevê multa de R$ 50 mil para quem desobedecer a lei. Wladimir Costa, autor do projeto, é um cantor de música brega e radialista sensacionalista paraense que, durante a campanha eleitoral, subia só de cuecas em trios elétricos para chamar a atenção para sua candidatura.

Segundo ele, o objetivo da proposta é acabar com a "idealização" do corpo humano. Projetos semelhantes também já estão em discussão na França e na Inglaterra. Ambos propõem que os anúncios sejam mais realistas e as imagens sofram menos intervenções do Photoshop."
Matéria publicada no site msn



Vamos ao meu parecer sobre esse projeto de lei. Sou fotógrafa, retoco fotos, mas transformar completamente acho demais. A maioria das pessoas nos exemplos acho que são maravilhosas mesmo no "Antes", que no "Depois". Um retoquezinho pra realçar luz e pele é uma coisa, mas transformar as pessoas em bonecos que elas não são não dá, né? Por isso sou a favor do projeto e acredito que ele tenha importância sim, pois defende saúde mental das pessoas normais que ficam fora desse universo mentiroso, como se  padrão de beleza fosse essa coisa mentirosa e não como somos.  Veja, as fotos acima, parece mais um boneco de cera. A que mais me impressiona é a mulher melancia. Dia desses a vi no caldeirão do Huck e achei ela beeem cheinha. Mas a mídia coloca ela como "gostosona". Já Juliana Paes(foto2), é linda mesmo com celulite, aliás os homens que tem suas mulheres bonitas de verdade na vida real,  devem estar mais acostumados a desfrutar mulheres com aquela pele, pois 90% delas são assim. Porquê nao existe mulher sem a infeliz! Celulite deveria ser ignorada quando aparecem bem menos do que a beleza da mulher, quero dizer que quando são demais e ofusca a beleza dela, aí não tem jeito, né? Sinceramente não vou ser hipócrita e dizer que mulher não deve se cuidar. Deve sim, assim como o homem.Ser sedentária não é legal, mas  tem corpitchos rechonchudos nem sempre é falta de cuidado, tem fatores genéticos. No meu caso estou com 5 kg a mais do que gostaria, mas é pura safadeza, pois posso tentar comer beem menos (e olha que não sou de comer horrores) e emagrecer. No caso de quem tem problemas com obesidade, acho que deve ser tratado como doença, pois o que menos vale é o fator estético, a saúde tem que estar em primeiro lugar! No caso da mulher melancia (Foto1), acredito que a gordura dela já chega ao estágio de prejudicar, pelo que vi na foto do "Antes" dela. Nada na vida é fácil, emagrecer está nessa lista de dificuldades, mas quem tem determinação e objetivo, chega lá. Ningém precisa querer ser uma pessoa irreal, passar o dia malhando, viver em clínicas de estéticas. Não vai adiantar, amiga. Ninguém é perfeito, só com photoshop. Uma vez vi o povo falando mal da mão de Madonna. Que por mais que ela se cuidasse, a mão denunciava sua idade. Isso eu acho ridículo... uma mulher tão linda como aquela, mesmo sem photoshop, e você olhar a mão dela? Ah não, né? Madonna é malhada, mesmo que nem fosse tanto ainda seria linda. Acho ela uma deusa.

Acho que tem muitas mulheres cheinhas e magrinhas lindas. Quer saber? Eu me amo. Por isso cuido de mim e me permito comer bem menos do que gostaria. Mas geneticamente nunca terei cinturinha de pilão, nem pernas grossas. Mas procuro equilíbrio entre corpo e mente e acredito que esse seja o caminho. Não adianta você lutar por ter o direito de ser gordo quando esse é um problema de saúde e não de estética. Gordura em excesso provoca diabetes, pressão alta e etc. Então, acredito que bonito é ser o gordinho fora de risco, como a Crystal Reen que citei alguns posts abaixo. Mas voltando ao photoshop, sem muitas pretenões, veja minha foto onde retoquei meu rosto (foto 3), mas não considero que configurei outra aparência, continuo sendo a mesma. Por isso, deveria vir um selo de graduação nos retoques. Quando há muitos retoques grau 3, quando há moderado, grau 2, quando há grau baixo, 1. Meu caso acredito que mexi entre grau 1 e 2. Aí sim, entenderíamos as fotos da Playboy com aquelas peles cem% trabalhadas no grau 3.

Acredito que o não radicalismo seja o caminho, nem 8 nem 80. Por isso sou a favor do projeto de lei do deputado paraense, pois nos cigarros é obrigado a gente saber que eles fazem mal à saúde, né? Informar ao consumidor da Playboy que a foto foi retocada, eu SOU SUPER a favor. Porque olhar aquelas fotos deprime as namoradas e esposas, que se cuidam na medida do possível. Nos deixa tristes no fundo. Mesmo eu sendo uma fotógrafa e tratadora de imagens, já me peguei olhando uma foto dessa da Playboy e pensando, poxa, será que eu também seria linda com esse super photoshop? As fotos nos dão uma falsa sensação que somos feias. Mas não somos não, mulherada! Não vamos nos abater! Não esqueçam que o editor de imagem é o culpado por fazer muitas mulheres loucas correrem atrás de uma beleza que nunca existirá ao vivo e a cores. A gente com photoshop e filtros de TV, viraria celebridade! Vamos lutar contra essa falsa imagem! E quer saber, o ministério da saúde deveria obrigar as fotos retocadas no photoshop a virem com um aviso: "O Ministério da Saúde adverte: há edição de imagem em grau1,2, ou 3, nesta imagem". Já pensou nossa cara de felicidade vendo os nossos homens olhando as fotos da Playboy com esses carimbos? kkkkk Seria tudoo!


(nao posso deixar de comentar que acho deprimente uma mulher se deixar fotografar nessa posição, com ou sem photoshop! Tem nu que é até bonito, mas essa posesinha aí de "estou à venda", é podre!)



(Agora eu no meio das celebridades foi pra querer aparecer mesmo, né? Lógico que eu nao coloco antes e depois de celulite minha! kkkkkk)

Espero que tenham gostado do post e se amem e se cuidem!
Bjinhos
Liah