14 de abr. de 2010

Pedido de casamento e a arte de desconstruir conceitos enlatados


Pedido de casamento "engraçado" para muita gente.


Hoje recebi um e-mail de uma pessoa que insiste em dizer que eu sou "doente" e que a ideologia feminista é "fora do mundo". No e-mail constava essa foto acima e o título era: "como pedir uma mulher em casamento."  A pessoa que mandou defende que não é machista. Que apenas vê o mundo "como ele é" e que isso NUNCA vai mudar, eu querendo ou não. Segundo ele feminismo é coisa de doido. As pessoas não entendem que é somente uma causa humanitária. Nem toda mulher se sente constrangida ao receber um e-mail como esse, onde um macho acha engraçado várias cédulas formarem um pedido de casamento. Até porque algumas até buscam isso como fonte de sustento em suas vidas. O que não falta é mulher machista por aí. Além de acusada de estar "doente" pelo emitente do e-mail, o senhor dono da verdade veio me dar conselhos de como largar a "loucura" e ir trabalhar.  Gostaria de deixar bem claro que esse blog é um HOBBY, eu não tenho vícios, trabalho muito. Sou dona de casa, mãe, faço cursos, estou estudando fotografia (amo), escrevo sobre moda, mercado imobiliário, viagens, mkt. Eu não bebo e não saio a noite, sou hiperativa e adoro vir ao blog nas horas vagas publicar minhas ideias.  Pra mim isso aqui é uma terapia!  Nao quero ganhar dinheiro com isso aqui não! Só quero atrair pessoas à reflexão sobre preconceitos e mostrar como o machismo está construído socialmente nas nossas vidas.

Piadinhas que estimulam e comprometem a imagem da mulher na sociedade, são "naturais" no ponto de vista da pessoa que me mandou a foto.

Minha resposta ao emitente do e-mail foi a seguinte:

Eu particularmente acho pedido de casamento super antiquado, hoje em dia um casal decide casar e nao mais o homem... mas entendo que muitos homens acima dos 30 tenham ainda uma mentalidade retrógrada em relaçao ao comportamento social feminino... se atualizar é tarefa para poucos, ou para as próximas gerações (provavelmente com cérebros mais estimulados a pensar fora do senso comum) e passar por cima até de uma suposta ciência (controversa) que comprova teorias sexistas até hoje...


Considerando os amantes à moda antiga (incluindo mulheres), acho que o pedido de casamento exposto, me parece mais um pedido que a parceira continue sendo propriedade e não companheira... vai de cada pessoa e cada percepção de mundo, gostar desse tipo de contrato...

Homem que consegue achar graça nessa piada, acredita ou faz parte de um relacionamento que reflete o teor da brincadeira, o que é lamentável... na linha de pensamento feminista a analogia é lógica: o machismo é tão prejudicial quanto o racismo . É só você estudar o universo mulherio e ver o quanto de preconceito e conceitos sociais formados elas estão inseridas. Vou ter que falar uma coisa que detesto, que é me fazer de coitadinha mas é necessário esclarecer aos ignorantes: feministas não são malvadas, nem perversas. Muito menos paranóicas. Trabalham com números. A inexpressividade da mulher é algo gritante e a disparidade em relação ao homem no mercado de trabalho e na política ainda é grande. Achar que a cultura da piadinha não tem a ver é ser conivente. É não achar que há nada para mudar. As poucas feministas que pensam por todas as mulheres (as que são e as que não são) buscam cada vez mais espaço por uma cultura onde ela seja vista com mais respeito, dignidade e com menos tolerância às piadas e comportamentos sociais que denigrem e ofendem suas imagens. Trabalhando fora ou donas de casa, o feminismo prega a verdadeira valorização da mulher.

Segundo o autor do e-mail, eu me incomodo com a piada porquê sou "louca, revoltada, invejosa, infeliz, mal amada e complexada". Sim, é isso que ele e a torcida do Flamengo pensa das feministas. kkkk Tenho que ter bom humor, fazer o que, né? É mais fácil as pessoas criticarem as outras do que fazerem uma autocrítica ou rever seus próprios conceitos. Me incomodaria escutar que eu estou voltada para meu próprio umbigo, mas não é meu caso. Queremos mudar o mundo, sim. Sonhadoras? Quantos "doidos" foram julgados...e quem me diz que é impossível que argumente e prove o contrário.


A arte de desconstruir conceitos construídos

Me arrisco a fazer outra analogia aqui... eu não vi muito BBB, mas dizem que Dourado era homfóbico. As vezes que vi, não achei. Porém já ouvi dizer que ele declarou que não era obrigado a gostar de gay. O que tem que mudar nas pessoas é essa visão preconceituosa sobre tudo! Ninguém é obrigado a gostar de qualquer pessoa, mas é explícitamente preconceiuoso afirmar não gostar especificamente de gay. Ele tem direito de não gostar do participante Dicésar, é diferente de não gostar de gay. A partir do momento que você diz que não gosta de uma pessoa, tem que ter argumentos. Na minha opinião não vale o porquê "eu acho". Acho que gays são assim, acho que negros são assim, mulheres são assado. Você tem que ter certeza e argumento.  Eu não gosto de psicopatas e vou explicar o motivo: porquê acho errado tirar a vida de pessoas inocentes. Eu tenho horror a muitos tipos de pessoas. Que podem ser brancas, pretas ou pardas: não gosto de pessoas fúteis porque acredito que elas contribuem para a alienação do cérebro dos outros. Não gosto de empresas que não se preocupam com o meio ambiente porquê acredito que elas desfazem a crença de que o consumo pode ser sustentável. Não gosto de machistas porquê eles ignoram que existe a igualdade. Eu posso dizer que não gosto de Jesus Luz porquê ele é gigolô? Peraí,  ser mais novo que namorada rica significa que o cara quer a grana dela? Eu não sei da vida pessoal deles. Infelizmente não sou amiga do casal. Certamente a pessoa que mandou a foto com o pedido de casamento que demonstra que mulher está a venda, ache o namorado da Madonna um gigolô, pois ele se baseia na teoria dos "achismos."

Domingo eu assisti um filme chamado Crash- No limite. Mostrava os vários lados e como cada visão de mundo forma seus preconceitos. Certamente, uma pessoa que crê que toda mulher é safada e gosta mesmo é de dinheiro, é uma pessoa que passou por problemas parecidos em sua vida, ou enxerga o mundo da forma que aprendeu nos filmes pornôs, na TV, no dia a dia. Em Crash, um policial branco racista, criou seu preoconceito através de motivos pessoais que o traumatizaram. Outro negro criou um preconceito com ele mesmo através de sua percepção com a sociedade. Um outro policial branco, destestava seu colega racista, porém de acordo com a sociedade preconceituosa, sentiu medo quando esteve dentro de um carro com um negro de aparência duvidosa.  Durante o filme,  uma construção e descontrução de preconceitos na nossa cabeça a cada cena.

No Jornal Hoje, vi uma entrevista com uma especialista em psicopatas.  Ela afirmou que mentes doentes estão em 30% da população, mas segundo ela, a doença não é capaz de se desencadear sozinha.  Uma base educacional mínima (pais, mães ou responsáveis que dão assistência, amor, carinho, escola e limites) pode prevenir uma mente propensa a adoecer.  O que me faz crer que as pessoas  criam suas "verdades",  baseadas em como o mundo é. E ele é cheio de comportamentos sociais prontos enlatados. Cada país com sua cultura. Ninguém está livre de ser preconceituoso. Nem mesmo os alvos de preconceito: homossexuais, mulheres, negros, deficientes físicos. Depois de ver o filme eu reforcei a minha teoria de que pensar diferente, agir sob um prisma fora da lata é quase impossível para muitas pessoas. Exige um esforço extra ordinário.  Minha dica é: tente a arte da desconstrução, se esforce! O mundo é carente de pessoas "doidas". De gente normal, que acredita em religiões ditadoras, convenções e paradigmas inquebráveis o mundo já está cheio...e uma coisa é certa, justo ele não está...ou você acha que está?