4 de abr. de 2013

A cura através da consciência






Quando é que o povo vai entender que o mundo está mudando e que o padrão de família: mamãe, papai, filhinho (s) não é mais o único?

Tenho uma tese que diz que muita gente não sabe o que é machismo, homofobia e racismo.

Homofobia não é só odiar gays, é por ex., não querer que eles tenham direitos. Inclusive homofobia se apresenta em várias formas, até gays podem ser homofóbicos quando assumem sua homossexualidade, mas dizem que odeiam " bichinhas" e "travestis". É homofobia não aceitar que famílias diferentes das tradicionais se formem. É homofobia afirmar que toda criança precisa de pai e de mãe. Quando se diz isso, não se respeita as crianças criadas por 2 mães, 2 pais ou até mesmo um (a) avó/avô/tia/tio. Condena-se essa criança a infelicidade, como se o motivo principal de amparo psicológico sadio, se baseasse em crianças frutos de relações heteronormativas. É afirmar que todo filho de casais gays serão problemáticos, não pq vc é homofóbico, claro, mas pq a sociedade é. ( esse é o famoso tirar o corpo fora e jogar a culpa nos outros).

Machismo não é somente querer mandar em mulher, machismo está enraizado, é a forma diferenciada de criar meninos e meninas, é afirmar que o gênero feminino tem características "biológicas natas". É achar que toda mulher gostosa é menos inteligente, toda mulher tem parte da culpa em um crime de estupro, é julgar uma mulher pela quantidade de parceiros e o comprimento de sua roupa. É chamar uma mulher de interesseira, mas não ver que a mesma está inserida em um ambiente onde não há estímulos para que ela cresça sozinha. É achar que já chegamos a igualdade e não analisar as estatísticas: mulheres mortas por parceiros possessivos, misoginia não criminalizada ( aliás, pouca gente sabe o que é misoginia), mulheres com salários inferiores, mulheres que ocupam espaço quase insignificante nas grandes empresas e na política. Inclusive, muitas mulheres são machistas, não é exclusividade masculina.

E quem nunca ouviu: " Tenho muitos amigos negros, não sou racista?". Isso não significa que a pessoa não seja racista. Racismo também está enraizado e está nas mensagens subliminares. É promover um evento de moda, e inserir modelos negros só pq existe cota pra isso. É afirmar que gente de descendência europeia é mais bonita ( Já ouvi diversas vezes isso!) . É julgar o sistema de cotas, sem antes estudá-lo profundamente, entender os motivos e por que podem ser medidas emergenciais para equiparar pessoas em um mesmo nível. Há também a famosa desculpa que negros é que são racistas. Pera lá, negro, branco, pardo, gente de cabelo roxo, amarelo, é tudo gente, certo? Todos estão sujeitos a reproduzir preconceitos. ( Basta lembrar de um vídeo muito triste onde perguntam a um grupo de crianças negras e brancas qual a boneca mais bonita e todos apontam para a branca... alguém acredita que isso é biológico? Por favor, se sim, me exclua já!)

Falaria aqui milhões de coisas, mas não sei se funcionaria... São muitos elementos naturalizados em nossa cultura e muita gente ainda não parou pra pensar. Não sou melhor do que ninguém, mas a partir do momento que estou disposta a analisar os aspectos sócio-econômicos-culturais, já me torno uma pessoa mais sensibilizada com a causa dos outros, mais humana. Conviver em sociedade é respeitar as diferenças.

Muita gente tem medo que as coisas mudem, resistem as mudanças e não querem perder seus parâmetros de felicidade. Mas é bom a gente se lembrar que quando outros grupos que foram oprimidos socialmente por longas décadas, ganham direitos, os outros que já usufruem desses direitos, não os perdem.

Os preconceitos não combinam com o novo século, são sequelas culturais que ainda pairam no ar e contaminam gente limitada como Felicianos e afins. São pessoas que acreditam ser de bem, pois querem perpetuar o modelo de família aprendido com seus bisavôs e bisavós, ótimas pessoas, mas que reproduziam com veemência todos os conceitos que hoje estão totalmente defasados.

As raízes de tudo isso é muito forte, mas é claro que é possível arrancar, (que o diga as feministas que conquistaram nossos direitos no passado, ou os negros libertos).

Antes de dizer que tem muitos amigos gays, negros e que acha que mulher já tem igualdade, pense bem!

Mas se você sofre desse mal, tome um remédio chamado CONSCIÊNCIA, pelo menos 3 x por dia.