19 de jan. de 2010

Um bate papo sobre Ivete, fama, mídia, cultura e afins.

Estou sem dormir. Até site da revista Quem eu já vi. E olha que acho uma perda de tempo, Caras e Quem. Foi sem querer, fui abrir meus e mails e vi uma proposta pra assinar. Parei e vi a capa. Então vim aqui falar sobre Ivete, fama e as reflexões que passam numa cabeça vitimada pela insônia. Sabe que despretensiosamente eu acho? Que eu e Ivete temos muita coisa em comum! A audácia de ter muita personalidade (sim, ser autêntica é uma faca de dois gumes. Ou da muito certo ou a sociedade te execra) . Ela fala o que pensa. A bicha é muito alto astral, esperta e marqueteira. Claro, atender o público cansada muitas vezes é mais um ato de markeing do que de amor. Tá certíssima! Se fosse eu fazia o mesmo. Primeiro porquê ela realmente ama cantar, segundo porquê é óbvio que ela é agradecida aos fãs. Só as vezes sinto pena das pessoas que não vivem a vida própria pra viver a de um artista. Fica ali chorando e perdendo um dia inteiro em uma fila pra chegar mais cedo em um show e depois outra fila depois do show pra entrar no camarim. Digo isso pq ja fiz uma vez. Valeu a pena. Senao eu nao conhecia esse universo. Todo conhecimento é válido. Quando vi aquela fila de gente pra Ivete atender, inclusive, deficientes mentais,físicos, idosos e etc, pensei: Jesus, tão confundindo a mulher com santa! Sinceramente passar uma vida fazendo isso? Quando a pessoa volta pra casa dos muitos shows, novamente a vida dela advinha o que é? A cantora. Blogs, twitter, sites, tudo na esperança de contatar a famosa e quem sabe, não seja um desejo inrustido de ser ela. Outra coisa que tenho em comum com ela é um amigo. Antes da fama dela. Hoje ex amigo, pois não tenho mais contato com ele. Agora ele é produtor dela. No dia que o reencontrei, depois de um show dela em Joinville, tomamos café juntos. Até comentei sobre essa questão prejudicial do fanatismo e que os artistas deveriam não incentivar. Ele concordou.

Afinal quem é esse fenômeno chamado Ivete? Morro de inveja dela. Mas é um sentimento estranho porquê não me depressia. Será que essa é a famosa inveja branca? Deve ser. Porque eu tenho uma admiração incrível por ela. Outra coisa que temos em comum é que ela namora um cara 14 anos mais novo. Muitas amigas apostaram que não dará certo no futuro. Eu não me preocupo com isso porquê pra mim o que importa é o presente. Assim como Ivete, eu me amo. Se o cara me deixar, problema dele, nasci com pré-disposição para ser feliz.Claro que sofreria. Mas tô pouco me lixando pra procurar uma cigana que me diga o que será do amanhã. Acho engraçado as pessoas. Um amigo meu gay também diz que não vai dar certo pelas "diferenças". Ora, quem é ele para falar de diferença? O velho preconceito, mesmo por quem não deveria ter preconceito é uó.

Ah, assim como Ivete,  eu também quero um filho do meu meninão. Só não saio em capa de revista dizendo que eu sou a mulher mais feliz do mundo porquê não sou famosa. Pena que dentre as semelhanças, há uma diferença gritante: eu não nasci para cantar. Quando eu era criança achava que não era tão dificil ser famosa. E jurava que um dia ainda seria. O encanto se desfez. Mas acho que muita gente morre esperando ficar famosa. A mídia nos ensina que ser famoso é tudo de bom, é tudo na vida. Hoje sei que isso não depende muito somente de talento mas de um fator parecido com o da loteria: sorte.

Já acreditei que ser famosa era sinônimo de realização. Mudei. Acho que a fama, além de sorte, é consequencia de suas atitudes e do que você realmente quer pra si.  Pela convivência que tenho com as pessoas, percebo que talvez seja uma busca pro ser humano. Qualquer um. É só vc olhar pro BBB e ver a quantidade de gente que quer ser famoso.

Houve também um tempo (ainda há?) que os artistas tinham raiva dos sisters. Diziam que eles não tinham feito nada para estar ali. Oras, eu me pergunto, tem muito ator bom que não cresceu na vida e não esta la, no lugar mais almejado pela humanidade: a fama. E eles, os artistas globais? Eles estão! Então pra que esse despeito? Isso é arrogante, pois não é so o ator que quer ser famoso. O advogado quer, o jornalista, a estilista, o arquiteto, o pedreiro.. e por aí vai... Não está em questão a inutilidade do BBB. Aliás, não entendo essa raiva toda do programa. Tenho raiva é quando aparece o senador com a cueca cheia de dólar. Mas de um programa que distrai e até promove uma auto- reflexão na gente quando nos identificamos com alguns comportamentos ali dentro, não me da ódio. Até creio que poderiam aproveitar para ajudar alguma entidade, tipo 1 milhão ser do ganhador e 500 mil da entidade previamente escolhida obrigatoriamente pelo participante. Assim, na minha opinião seria bem menos inútil. A "grôbo" pode. É só querer. Mais uma vez falo da tal cultura que tanto menciono nesse blog. Dessa vez abri uma exceção e não é da cultura machista que estou falando. É da cultura do mundo. Da competição, do poder.  E tem famoso que se deslumbra, viu? A propria Ivete as vezes comete umas gafes. Uma vez uma amiga disse que no camarim ela falou pra uma fã que "aparentemente" era humilde, bem assim: "vc ta linda, olha aqui gente, quem disse que pra se vestir bem precisa de grana?". Essa foi uma pra coleção de gafes. Claro, que não é dificil pensar isso em um país pobre. Mas óbvio que rolou o que? aquela velha palavrinha para definir o que meu amigo gay também teve comigo. Como ela sabia se a menina era ou não pobre? Uma hora dessas que eu não quero ser famosa, porque tem que medir tudo que se fala.

 Outra coisa que me da raiva, ta longe de ser o BBB. É o artista ir fazer campanha para as pessoa não comprarem cd's piratas. Ate q parou essa palhaçada, por causa da facilidade de baixar musica na internet. Algumas daquelas pessoas que estavam na fila para ser "abençoadas" pela santa Ivete, vive com um salário mínimo por mês. Enquanto isso, Ivete anda de jatinho pra cima e pra baixo e adora comprar roupas em NY. Aí o artista vem pedir para ninguém comprar CD pirata? Depois de cobrar carissimo no show e em royalties em produtos e o caramba a 4. Brincadeira, né! Comparo as vezes à igreja Universal de Deus. Eles tiram dinheiro da inocência do povo. Longe de eu estar aqui falando mal de Ivete, só dei um exemplo. Até porquê eu ja soube que a própria é super a favor da queda do preço do cd para acabar com a pirataria.

Óbvio qeu eu tenho noção que uma empresa como a de Ivete para sustentar seus altos custos precisa ganhar muito. Eu amo Ivete, mesmo tendo consciência que ela não é santa e nem perfeita. E mesmo sabendo que não adianta eu ir nos shows dela me descabelar para chegar ate ela da forma que eu queria. Como eu queria? Queria ser daquelas que troca babados e sai pra almoçar com ela. Mas infelizemnte, apesar das nossas semelhanças, a nossa distância é muito grande. Nem do meio artistico sou. Mas pra ficar ali pedindo esmola em forma de atenção, todo santo show, e fazer da minha vida a vida dela, não dá.

 Pode ate ser que um dia eu seja famosa, vai saber? Mas sinceramente, daria minha vez para quem quer tanto isso.  Prefiro ser feliz sendo o máximo pros meus filhos, admirada pela minha família e a mulher mais incrível do mundo pro meu namorado. E uma puta profissional. A fama pode ser linda. Mas a busca dela pode ser prejudicial a saúde. Uma coisa é certa: Quando ela vai acontecer não avisa, chega. Para que o desespero então?