14 de fev. de 2015

Sobre Felipe Neto x misandria



Bom, vi o vídeo, não achei tão ruim e não me incomodei tanto quanto as companheiras de luta. Ele diz exato o que o senso comum diz. Ele é um ignorante, assim como a maioria que não entende que a luta é tb pra ser " vadia" e ser o q quiser. Na minha família/convívio social, todos repetem exato isso e todos tem asco da Marcha das Vadias, principalmente pelo nome. As pessoas ainda não entendem que o respeito não é condicional, não depende se a mulher é vadia ou não. Vou ver o que ele disse no Canal das Bee ( em vez de criticar o canal por isso) e acho até interessante o canal procura-lo, pois quem sabe ele compreende a luta em vez de repetir essas bobagens.

A solução é gritar pro mundo que nossos pais, tios, parentes, amigos são babacas? O certo é falar uma língua que todos desconhecem. Sim, vamos a luta, mas primeiro de tudo vamos desconstruir. 

Essa vivência feminista, só tem quem participa de um mundo a parte. Quem está debatendo em grupos feministas. Não são diálogos que fazem parte do nosso dia a dia, que são comuns a todas as pessoas. Não é porque nós percebemos nossa cultura como errada, que todos percebem. Pelo contrário, existem N justificativas, até a crença na biologia "diferente", que justifica porque o homem "pode" coisas que a mulher não pode, atrapalha o entendimento.


Sou uma feminista um pouco diferente das demais e muitas não curtem meus pontos de vista, mas vamos lá, vou dizer abertamente o que penso: O problema é que ngm aprende feminismo da noite pro dia. Quantas de nós no começo, sofremos sem entender o feminismo?Temos que ter paciência e discutir o tema, por isso acho interessantíssimo que oCanal das Bee traga essa reflexão pro público de Felipe Neto. ( imagino que ele tenha mtas fãs e nesse momento, imagino que com essa declaração, o feminismo espanta mtas meninas novatas no movimento, que são fãs dele). O feminismo não pode ser um movimento elitizado e intelectualizado. O "protagonismo" do homem branco ( cis ou não, hétero ou não) não deve representar medo pra gente. Não defendo nosso silêncio diante do vídeo, mas atacar sem argumentar, sem fazer o cara ( e os fãs do cara) entender do que se passa, não é uma boa saída. Ou vc acha que as meninas que seguem Felipe Neto ouvem no seu dia a dia palavras como " protagonismo feminino, mulher cis, sororidade, empoderamento"]? No mundo que eu vivo, estamos bem distante de popularizar tais termos.