5 de abr. de 2013

Personal stylitst




Nada contra personal stylist, mas acabei de ver uma personal divulgando seu blog batendo na tecla o tempo todo ( pelo menos nos dois únicos textos que li) com o seguinte alerta: "quem quiser comprar em loja barata, saia fora o mais rápido possível, não presto esse tipo de serviço". ( Não com essas palavras, mas deixando bem claro que não trabalha com quem quer comprar em lojas de departamentos ou economizar).

Sou formada em comunicação, fiz pós em marketing e trabalho com moda atualmente. Hoje sei distinguir vários tipos de tecidos, malhas e me sinto no paraíso quando estou numa loja dessas ou de aviamentos. Minha cabeça logo começa a criar e viajar nas texturas e cores. De uns 3 anos para cá, ganhei muita experiência no ramo, por isso, me sinto à vontade para falar sobre esse assunto.

Associar "marcas baratas" a deselegância, falta de qualidade e mau gosto é um preconceito. Existe uma coisa chamada marketing, e as marcas caras nem sempre te beneficiam com exclusividade, e alta costura, por vc pagar um preço mais alto.

Muitas vezes o que ocorre com as grifes, é  que vc paga uma bela fatia do orçamento de marketing da empresa, embutido no produto. O valor agregado, não significa qualidade necessariamente.

As lojas de departamento, possuem critérios para não espalhar zihões de peças iguais. As peças que saem bem, não voltam para as araras. Os profissionais envolvidos na produção de moda e criação, dessas lojas, são competentes e entendem que as lojas precisam ter novidades toda semana, de acordo com as tendências, mas nunca reproduzindo uma quantidade absurda de um modelo só.

Por outro lado, existem marcas caras que têm projetos sociais muito dignos e que vale a pena comprar, como por ex., a Louis Vuitton, e outras. Se o intuito não é pagar apenas caro, mas ser beneficiada ou beneficiar alguém, vale se informar sobre essas.

Acho que personal stylist que quer o bem do cliente, de verdade, deveria ensiná-lo a compor os looks que mais caem bem em seu tipo físico, seu estilo de vida pessoal e profissional, ajudá-la a ter um olhar mais crítico na hora de comprar e até mesmo economizar com isso, em vez de  estereotipar ainda mais o que é bonito e o que não é.