19 de ago. de 2010

Pedreiras, carpinteiras e encanadoras? Estamos chegando nos novos tempos.

Projeto mão na massa para mulheres... mas não é na massa de bolo!



Uma vez em uma discussão em um blog feminista, um machista disse: "se as feministas querem igualdade, que carreguem sacas de cimento como os pedreiros". Eu respondi que a sociedade nao estimulava esse tipo de profissão para elas, mas que seria muito bom se elas deixassem de ser burras e fossem ser pedreiras. Um pedreiro ganha muito mais que uma manicure, quase sempre. Ainda tenho fé em ver o mundo sem esteriótipos, sem preconceitos e sem bobagem de que mulher tem mais facilidade pra assim e homem pra assado. Pois bem, hoje vi uma notícia que me deixou muito feliz:

"Projeto Mão na Massa abre cem vagas para o curso gratuito que capacita mulheres para trabalhar na construção civil. As inscrições serão realizadas nos próximos dias 10 e 11, das 8h às 12h, na Rua Ana Néri, 1.422, Rocha, Rio de Janeiro. O curso é aberto para mulheres, com idade entre 18 e 45 anos, e que tenham cursado, no mínimo, a 5ª série do Ensino Fundamental. As interessadas devem levar carteira de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de residência (originais e cópias) para fazer a inscrição.



Essa é a quinta edição do Projeto Mão na Massa, que já forneceu profissionais para trabalhar nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Depois de formadas, as mulheres poderão trabalhar em canteiros de obras na função de meio-oficial, cargo acima do de servente. Antes disso, as alunas selecionadas vão cursar 460 horas de aulas, entre práticas e teóricas – ministradas na sede do projeto no Rocha e no Senai de Vicente de Carvalho. Para dar ainda mais segurança às alunas, o projeto oferece uma etapa prática – supervisionada por uma engenheira, um arquiteto e uma técnica de edificações – que será realizada em uma obra social do município.

Durante o curso, todas as participantes recebem vestuário profissional e Equipamento de Proteção Individual (EPI). No período das aulas, são oferecidos lanche e vale transporte. A etapa prática é coberta com uma bolsa-auxílio durante dois meses. E, ao final do curso, as alunas recebem um kit de ferramentas para facilitar acesso ao emprego. Informações: 3147-5100; e-mail: coordenacao@projetomaonamassa.org.br.

Projeto Mão na Massa – Desde 2008, o projeto formou 210 mulheres, sendo que 70% ingressaram no mercado formal ou prestam serviços autônomos, como encanadoras, pedreiras, pintoras e carpinteiras de formas. Outras informações em: www.projetomaonamassa.org.br.