16 de fev. de 2014

Qual é a tua, Maneco?




Começo de novela eu não sei ainda qual a intenção do autor Manoel Carlos com a novela " Em família", mas preciso questionar, como feminista e pesquisadora (amadora) de comportamentos de gêneros.

1- Heleninha se culpa toda hora por Laerte ter cometido um crime contra um cara que considera ser seu rival, Virgílio. Será que o autor quer mostrar que a mulher tende a se culpar ( indevidamente), ou realmente demonstra que ela tem culpa?

2- No ponto de vista jurídico, em um julgamento, de uma pessoa acusada de tentativa de homicídio, é possível o juiz levar em consideração as testemunhas que dizem que a mulher tem culpa, por ter " provocado" (não como cúmplice na tentativa de assassinato, mas por que amava a vítima e o tratava de maneira especial)?

3- A cena do estupro coletivo, ontem, teve a intenção de passar uma mensagem social, mostrando que a mulher ainda é vítima de crimes selvagens e injustificáveis como esse, ou simplesmente quis dizer que a mulher que anda sozinha a noite, está sujeita e por isso, não deve mais?

Eu sempre prometo a mim mesma que não vou mais postar nada e vou me preocupar menos com o conteúdo da mídia (consequentemente com a moldagem e reforço de nossa cultura atual), mas fico realmente reflexiva em relação ao papel e peso que uma novela tem sobre a formação de opiniões das pessoas...


Nenhum comentário: