16 de fev. de 2014

Bolsa Família

A campainha tocou agora e era uma mulher, de aparência muito maltratada, cansada, com 2 crianças, pedindo dinheiro. Arrumei uns trocados e dei a ela. Aproveitei e perguntei se ela trabalha e se ganha Bolsa Família. Ela disse que ganha, mas já tinha acabado e que por a identidade dela estar muito velha e rasgada, não admitiram ela no emprego, a última vez que ela procurou. Está aguardando sair a nova identidade para poder sair de novo em busca de um emprego.

É de cortar o coração.

Eu fico pensando: são essas pessoas que para os brasileiros da nova ou velha classe média, são chamadas de vagabundas? Uma pessoa q se submete a estar batendo de porta em porta, pra pedir dinheiro, é vagabunda? Será mesmo que é querer "se dar bem" pedir dinheiro, ou é uma humilhação necessária? O que uma criatura dessas sabe fazer? Digamos que sabe fazer faxina e esteja empregada, será que o que ganha é suficiente para ter uma vida digna? Será que tem vaga na creche, para que ela possa deixar os filhos e trabalhar? Será que ela teve ensino de qualidade durante a vida? Será que ela tem condição de fazer um curso e se capacitar em alguma coisa? Será que o pai dessas crianças assumiu os filhos? Será que basta ela se esforçar?

Eu, sinceramente, me sinto muito mal com isso. O que eu posso fazer, ainda não sei, mas invisível, para minha pessoa, pelo menos, ela não é. Essa sensibilidade, eu acho que já é um começo.



Nenhum comentário: