19 de fev. de 2014

Bruno Gissoni - será que você sabe mesmo o que é machismo?


Vamos lá. Primeira lição: O que é machismo?

O que seria machismo? A partir do movimento de libertação da mulher, nos anos 60, passou a ser usada para descrever os homens que mantém a crença na inferioridade da mulher.

O que seria monogamiaquando um indivíduo só tem um único parceiro durante um determinado período. Este termo usa-se também para referir a existência de um único parceiro sexual durante toda a vida de um indivíduo.


O que seria feminismo? o Machismo não é equivalente ao feminismo, visto que o machismo prega a superioridade masculina e a proteção feminina e dos oprimidos, e o feminismo busca em seu discurso ideológico a igualdade entre os dois sexos. 



Diante da explicações, concluímos que o ator Bruno Gissoni trocou " as bolas". 


O fato do ator defender a monogamia ( ou seja, a fidelidade na relação) não quer dizer que ele seja machista. Mas o fato dele defender o machismo, sim.

A afirmação dele " Um pouco de machismo é bom, senão vira bagunça", quer dizer: 


- Um pouco de inferioridade feminina faz bem.

- Um pouco de violência contra a mulher faz bem
- A mulher ser submissa faz bem
- A mulher ser estuprada, violentada e assassinada por ser mulher, faz bem.

Ok, fãs devem defender o rapaz, pois acredito que ele não sabe o que diz. (Já se foi o tempo que artistas tinham mentes abertas e tinham noção de filosofia, antropologia e sociologia. No curso de teatro deveria ter esse tipo de disciplina para evitar micos como esse agora). Agora só nos resta esperar que ele desfaça o mal entendido, senão a ignorância pega mal para ele mesmo.  As pessoas precisam entender que defender o machismo é a mesma coisa de defender o racismo. São mazelas sociais que precisam ser combatidas.


E para quem quer saber melhor o que é misoginia, um exemplo: 




"Dá vontade de socar". - Misoginia. Ódio escancarado a qualquer tipo de mulher que fuja o padrão do que ele considera " correto". É bom lembrar que diariamente, muitos assassinatos ocorrem por causa de pensamentos machistas como o dele. " socar", " violentar", "agredir", são verbos conjugados por homens machistas. É bom lembrar também que não existe mulher que "merece" apanhar. Meu caro/ minha cara, se você não curte o comportamento de sua mulher/homem, simplesmente caia fora da relação. A violência, nunca é justificável, embora em uma cultura ainda patriarcal como a nossa, já tenha sido por lei. Mas os tempos são outros. Ainda bem!

Homem que tem pegada, o que seria? Apenas homem que tem pegada. Não seria um homem machista, ok?

Violência doméstica, o que seria? Apenas violência. Tapinhas ( ou tapões, ou práticas sado, ou qualquer coisa) consentidos ( isso mesmo, CONSENTIDOS) durante o sexo, por exemplo, não é violência.




Querida Mone: homem não " vira gay" ou ele é gay, ou ele não é. Ele pode ser bissexual, mas aí é outra coisa. Mas se você não curte, não tem problema, mas adorar homem machista é dar um tiro no pé. É concordar com a desigualdade, com a submissão e violência. Sugiro que estude antes de sair fazendo comentários que queimam o filme de nosso gênero. Ahhh e não é "hoje em dia", homossexualidade, sempre existiu, mas só hoje em dia se busca direitos. Por isso a sua confusão.

Se ainda ficou alguma dúvida, vou tentar explicar melhor: Homem " másculo" não quer dizer necessariamente machista. Sim, ele pode ter a " tal pegada", vocês podem ter total liberdade na cama, para fazer o que quiserem. Mas se você diz adorar o machismo, você afirma que ele pode mandar em você, machucá-la, agredi-la. Acredito que assim como o ator, você não quis dizer isso. 






Nenhum comentário: