19 de mar. de 2014

Radicalismo x feminismo



Partir de princípios que todo mundo é igual ( não no sentido de direitos iguais, mas de ter histórias iguais) trans são assim, mulheres assado, homens não sei como, é uma forma de exercer o preconceito. Cada um sabe de si, cada um sabe de suas opressões. Porém, eu acho que todo homem hétero tem obrigação de reconhecer seus privilégios ( ok, a cultura patriarcal tb o prejudica, é bom quando o macho tem essa consciência, mas não compare com as opressões vividas pelas mulheres, que são infinitamente maiores). Não é reconhecer para vitimizar as mulheres e gays, mas para deixar de ser babaca e parar de perpetuar ideias tão obsoletas.

Estou pouco me importando para debates longos entre pessoas letradas, cultas, que leram Beauvoir, formam grupos A, B, C e se acham melhores do q outras pessoas. Meu feminismo é como minha filosofia de vida para tudo: preza por democracia, justiça, inclusão. Conheço pessoas que sequer sabem o que é feminismo, mas que em meia hora de conversa comigo, refletem sobre seu discurso retrógrado, fazem cara de quem compreende que para mudar o mundo, é preciso mudar a si. Essa é a maior luta: desconstruir para reconstruir.

Está fingindo ser feminista pra se infiltrar em um determinado grupo? Dane-se. Tenho muito mais o q fazer do que me incomodar com isso. Meu protagonismo na luta, ngm tira. É como uma formiga tentando empurrar uma pedra de 1 tonelada. Quando nós mulheres nos unirmos e juntarmos todas as nossas pedras, construiremos nossa fortaleza. Machistas e mal intencionados, independente do gênero que carregam de nascença ou se identificam, não passarão. A barreira

Só assim, as questões menos importantes serão menosprezadas e o progresso feminino tão sonhado e merecido, irá brotar.

Nenhum comentário: