19 de fev. de 2015

Artistas de meia tigela


A declaração do ator Marcello Melo Jr em seu Twitter, é a prova que muitos artistas são envoltos em um manto de estética e pouco conteúdo. Aquela ideia de profissão intelectualizada, rica em liberdade, cultura, sociedade alternativa e coisa e tal, só existe na nossa cabeça. E nem adianta culpar as novas gerações. É só lembrar dos velhos vídeos virais, preconceituosos de Suzana Vieira e as declarações infelizes de Claudia Raia sobre uma panicat.

Desconfio que artistas somos nós, livres pensadores que acreditamos em um mundo melhor e mais justo, apesar de tudo. Um bando de humanos que usam o argumento da "liberdade de expressão" para ofender, humilhar e ridicularizar outros, são pretensiosos quando falam que produzem arte. Pode até ser, afinal, há defensores da arte sem "limites", mesmo quando esta maltrata e sai rasgando histórias e vivências. Ok. É arte. Mas é notório que não é o tipo que promove e instiga, mas a que retrocede, se torna repetitiva e estagna. Pare o mundo que eu quero descer. Mas não para ir embora, para ajudar a levantar a bandeira do feminismo das mulheres negras.

Quando se tem mais de sei lá quantos mil seguidores, a responsabilidade é grande. Os holofotes são mais importantes do que a sensibilidade? Pensei que incorporar outras essências para dar vida a um personagem, exigia mais sentimento do que a mediocridade de postar algo na linha rasa e fútil do: "sou engraçado, politicamente incorreto e por isso, sou massa".

Sugiro que acordemos e despertemos a arte dentro de nós. Ela está em falta em muitos artistas brasileiros. Sobre meu senso de humor, antecipo: vai bem obrigada. ;)



2 comentários:

Daniel Martins disse...

olá, não achei seu e-mail. pode entrar em contato comigo. sou blogueiro. Desde já, obrigado.

daniel@blogdodaniel.com.br

Li disse...

Olá, meu e-mail é universomulherio@hotmail.com

Att
Lia