10 de fev. de 2010

Menstruar ou não menstruar, eis a questão...

Não querer mais menstruar é uma opção da mulher moderna. Depois que eu soube que é tudo mito esse negócio de que não menstruar faz mal para saúde, fui pesquisar melhor o assunto. Esses dias vi na TV um médico falando inclusive que não menstruar é bom para saúde. Previne câncer, endometriose, TPM e etc... Menstruação não combina com civilização, pois antigamente a mulher era feita para procriar. Com minha vó, foi asssim, praticamente um filho por ano, totalizando 16. Pobres mulheres naquela época, hein?

Ok, Dr, eu também não quero mais menstruar por um bom tempo, mas o que devo fazer? Vale emendar o anticoncepcional comum? existe um específico para tal fim? Tinha mil dúvidas. Quando achei esse site, adorei.Esclareceu várias coisas para mim, por isso copiei do portal Pfizer e trouxe aqui para você que também tem interesse no assunto.




Entrevista: Dr. Carlos Alberto Petta
Fonte: Medcenter



"As mulheres da geração atual têm uma vantagem sobre as gerações anteriores: poder escolher se querem menstruar ou não. Algumas mulheres não têm o menor problema com o ciclo menstrual, pelo contrário, sentem-se mais femininas. Já muitas outras mulheres sofrem com o desconforto menstrual. A mulher de hoje, diferente de antigamente, pode tomar essa decisão sobre seu corpo, mas muitas ainda têm algum receio sobre a suspensão da menstruação. Para desmistificar o assunto, conversamos com o médico ginecologista Dr. Carlos Alberto Petta, que gentilmente nos cedeu a entrevista a seguir:


Site - O que é menstruação?


Dr. Petta - A menstruação é o endométrio (camada de glândulas que fica dentro do útero) sendo eliminado.


Site - Por que a mulher menstrua?



Dr. Petta - Porque o endométrio cresce e se forma todo mês para esperar uma possível gravidez que não acontece, o organismo elimina o endométrio ”não usado” para fazer um novo.


Site - Parar de menstruar hoje em dia é uma opção da mulher?



Dr. Petta - É uma opção através do uso de anticoncepcionais hormonais.



Site - Quais são os métodos de suspender a menstruação? Qual é o melhor método?



Dr. Petta - Todos os métodos hormonais podem suspender a menstruação, os mais usados são os que contêm derivado da progesterona. Não existe melhor método, a mulher pode escolher entre as opções que existem no mercado. Nenhum método hormonal é garantia que a mulher não vai menstruar. Ainda o principal efeito colateral de todos eles é sangramento irregular nos primeiros meses de uso.

Site - Quais as vantagens de menstruar? E as de NÃO menstruar?


Dr. Petta - Muitas mulheres gostam de menstruar e se sentem bem com isso. Outras preferem não menstruar para evitar o incomodo, ou para diminuir cólicas por exemplo.



Site - É verdade que suspender a menstruação faz mal?

Dr. Petta - Não, é simplesmente um efeito do método anticoncepcional.


Site - Por que alguns médicos são contra a suspensão da menstruação?


Dr. Petta - A maioria dos médicos é a favor de que a própria mulher decida se quer ou não menstruar e esteja ciente dos benefícios e riscos do uso dos anticoncepcionais hormonais.



Site - É verdade que anticoncepcionais que suspendem a menstruação provocam câncer?


Dr. Petta - Não, os anticoncepcionais que contêm o derivado da progesterona protegem contra câncer do endométrio.

Site - Ao suspender a menstruação a mulher não corre o risco de ter dificuldades para engravidar? E se ela fizer esse "tratamento" durante muito tempo?


Dr. Petta - Os métodos hormonais não prejudicam a fertilidade de forma definitiva, mas podem causar demora um pouco maior no retorno da fertilidade e isto deve ser avisado para quem quer usá-las.



Site - Existe um tempo mínimo ou um tempo máximo que a mulher pode suspender a menstruação?


Dr. Petta - Nem mínimo nem máximo, o uso dos métodos anticoncepcionais deve sempre ser monitorado pelo profissional de saúde para detectar o aparecimento de fatores de risco.


Site - Existe idade mínima e/ou idade máxima? Adolescentes podem suspender sua menstruação?


Dr. Petta - Não é aconselhável que mulheres abaixo dos 16 anos e que estejam menstruando há menos de dois anos.


Site - A mulher pode alternar gravidez com tratamento de suspensão de menstruação? Depois de quanto tempo a partir do parto a mulher pode começar a suspender a menstruação
Dr. Petta - Se a mulher for usar anticoncepcionais contendo apenas derivado da progesterona pode iniciar o uso depois de seis semanas do parto. Se usar métodos que contenham o estrógeno deve iniciar depois de parar a amamentação ou depois de seis meses do parto.



Site - Em que estado de saúde a mulher deve se encontrar para poder suspender a menstruação?

Dr. Petta - Não pode ter contra-indicações ao uso de métodos anticoncepcionais hormonais.

Site - É verdade que a mulher que suspende a menstruação também suspende os sintomas de TPM?
Dr. Petta - Algumas mulheres têm melhora da TPM quando ficam sem menstruar, mas isto não é uma regra.
Site - Suspender a menstruação pode comprometer a saúde da mulher de alguma maneira?


Dr. Petta - Em geral não.

Site - Anticoncepcionais que suspendem a menstruação provocam acne ou algum tipo de irritação dermatológica?

Dr. Petta - Podem provocar oleosidade na pele e acne, apesar de não ser um sintoma comum.



Site - A mulher que suspende a menstruação deve ter acompanhamento médico?


Dr. Petta - Toda mulher que usa anticoncepcional hormonal deve fazer exames periódicos de controle médico.


Site - A mulher que deseja suspender a menstruação pode fazer isso por conta própria?


Dr. Petta - Não, deve ter avaliação prévia de um profissional médico.


Site - A mulher que deseja suspender a menstruação pode fazer isso usando anticoncepcionais comuns? (anticoncepcionais comuns podem ser tomados em dias consecutivos e emendando-se cartelas com o objetivo de suspender a menstruação?

Dr. Petta - Podem, mas em geral se aconselha o uso por três meses, pausa de uma semana e reiniciar por mais três meses.


Site - Se a mulher suspende a menstruação, para onde vai o sangue? É verdade que fica acumulado?


Dr. Petta - O sangue não se acumula, simplesmente o endométrio não se forma.

Site - Mulheres que suspendem a menstruação sofrem alterações corporais (engordam?)

Dr. Petta - Algumas mulheres que usam métodos hormonais queixam-se de peso, o aumento médio é de 1,5-2 kg no primeiro ano de uso de alguns métodos.


Site - A mulher que suspende a menstruação tem uma vida sexual normal? A libido diminui?
Dr. Petta - Algumas mulheres se queixam de diminuição da libido durante o uso de anticoncepcionais hormonais.


Dr. Carlos Alberto Petta, professor livre docente de Ginecologia na FCM UNICAMP, tem um longo currículo profissional e acadêmico. Mestre (1992) e doutor (1996) pela Unicamp, é também Diretor do Centro de Reprodução Humana de Campinas, Fellow no Family Health International, tem 43 trabalhos internacionais publicados em revistas de língua inglesa, é coordenador na Sub-Comissão de Pós-graduação em Tocoginecologia Unicamp e vice-presidente da Comissão Nacional de Anticoncepção – FEBRASGO. Desenvolveu ainda as Linhas de Pesquisa “Epidemiologia e tratamento da endometriose” e “Mecanismo de ação de métodos anticoncepcionais hormonais”.




PS: Vale lembrar mais uma coisa que vi na TV e não está nesse site. Se a mulher podia emendar, porque a indústria farmacêutica não disse isso na bula? Resposta: Porque assim que foi lançado o anticoncepcional elas não estavam acostumadas com a ideia, então para que não ficassem "encucadas" psicologicamente se estariam grávidas ou não todo mês, os remédios as faziam menstruar. Ah se eu soubesse disso antes! kkk

Nenhum comentário: