10 de out. de 2013

O que as feministas querem?

Vamos lá, falar sobre esse assunto que ainda é desconhecido... afinal o que as feministas querem? a) que as mulheres parem de se depilar b) que os homens se explodam c) Justiça Resposta correta: C Como assim não mudar o mundo, se isso é totalmente possível? Não são só os exemplos que mudam. As ideias, os debates, os questionamentos, são o motor para uma nova cultura. Quantas pessoas ao meu redor eu trouxe estímulo à reflexão? Pode não ter sido tantas assim, mas se cada um traz um novo parâmetro, um novo modo de educar nossos filhos, alunos, a gente vai transformando as caretices conservadoras que ainda permeiam nossa cultura com toda força, em hábitos obsoleto. Não que eu tenha a fórmula da perfeição, muito pelo contrário, tenho problemas pessoais e familiares, muito difíceis e complicados de lidar (quem não tem?). Não sou psicóloga, mas acho que nem tudo é " entendível", nem tudo a gente pode mudar nos outros. Mas o que está ao nosso alcance, pq não tentar mudar? Muita coisa depende só da gente, então como assim, não mudar? Com uma certa frequência escuto que devo desistir de lutar, devo rir do que não acho engraçado, devo ser mais "normal", para não ser taxada de doida. Ou simplesmente menosprezam a causa que abracei, dizendo que existem crianças carentes que precisam de atenção. Dizem que eu me preocupo com " coisas bobas". 12 mulheres morrem por dia, assassinadas por homens machistas. Por que as vidas das mulheres devem ser menos importantes do que as das crianças? Eu sei que esses homens seriam diferentes, se tivessem crescido em uma cultura diferente. Sabendo disso, como ignorar esse fato? Dificilmente alguém sabe, de verdade, o que nós feministas, estamos falando. Nós também precisamos desconstruir muitas coisas. Lendo um diário meu antigo ( de uns 16 anos atrás), senti vergonha. Quantos machismos falei sem me dar conta? Milhares. Mesmo tendo um pezinho no feminismo, desde pequena, mesmo sendo uma pessoa cheia de questionamentos e " loucuras" para minha época, já falei, agi e fiz escolhas de maneira que não combina com a pessoa que sou hoje. Mudei para melhor. Sou mais feliz, me aceito muito mais que antes. Sonho ver mulheres mais conscientes e queria que muitas não sofressem por ignorância, como eu sofri. A educação dos novos homens muda o mundo. Não é da "biologia" masculina ser estuprador, agressivo ou misógino, instintivo sexualmente ( isso todos os humanos são, mas podemos usar nossa racionalidade de modo que o sexo seja consentido pelas partes). É aprendido, sutilmente, com aquelas coisas que absorvemos como naturais. E é aí onde entra nossa parte, ter percepção para saber onde estamos errando. É incrível como está tudo nas nossas mãos. Precisamos de novas culturas. Em vez de repetir o clichê: "o mundo é assim e não vai mudar", sejamos nós a mudança. Somos responsáveis pelo mundo. Sou um animal racional, posso sim, mudá-lo. Nós podemos. Precisamos de novos juízes, advogados, políticos, publicitários, professores, médicos, cientistas e tantos outros profissionais que ainda carregam valores antiquados e prejudiciais. Não tenho interesse em viver nesse país, nesse planeta, se não tiver a esperança de que ele será diferente. Não sinta raiva de nós, quando a gente trouxer propostas para sair da mesmice. Não ria de nossas "insanidades". Perceba o quanto sua resistência ou "neutralidade", o faz um ser igual aos que promovem guerra, ódio, desigualdade e violência. Não precisa ser ativista fervoroso. Ativar sua mente, já é uma grande revolução.

Nenhum comentário: