18 de nov. de 2010

Saudade da minha certidão de nascimento...


Sorridentes para sempre? Até que a certidão de divórcio os carimbe pro resto da vida.


Querido diário,

Semana passada eu fui ajudar meu filho de 12 anos a tirar a identidade, sentamos e aguardamos o rapaz acbar de digitar os dados da certidão de nascimento dele. Então veio o papo: "mãe, quando tu casa tu não entrega mais tua certidão de nascimento e sim a de casamento, né?" eu respondi :" sim meu filho. Apesar de eu ser considerada "anormal" pela sociedade por achar esse regime muito antiquado. A igreja não deveria se meter nas nossas decisões, casamentos religiosos não deveriam confiscar nosso documento, eu sinto saudade do meu por exemplo. A lei ainda é a mesma de muitas décadas atrás" Então eu disse brincando que era bom ele pensar muito antes de casar, para não perder o documento dele. Na mesma hora o rapaz sorriu e disse: "ainda mais você que é homem, não deveria nem casar".

O rapaz que comentou isso sorridente, era um jovem de no máximo 20 anos. Isso me fez perceber o quanto a sociedade é patriarcal e conservadora. Eu retruquei sorridente: "opa, casar pode não ser bom para ambos os sexos, e sinceramente, para mulher eu vejo muito mais desvantagens do que para o homem!".

O rapaz sorriu e fingiu que entendeu o que eu falei, mas na cabeça dele, não tinha como ser o contrário, afinal, ele está acostumado a ouvir histórias como: "fulano enrola a moça a mil anos e não casa". Ele próprio pode ser um namorado "enrolão", né? Afinal o sonho de "toda" mulher é casar, né? ai ai ai.


Os avanços da mulher ocorreram muito, é verdade. Mas culturalmente, houve uma estagnação. Eu sei, querido leitor (a) que você acha que é uma brincadeira "natural" e que eu sou muito preocupada com essas bobagens. Mas é que eu me engasgo com esses tradicionalismos retrógrados... ainda não consigo me situar neste século ouvindo esse tipo de piadinha.

Ok, eu já repeti demais isso aqui, né?

Não cansem de mim...não riam de mim...eu sou assim mesmo, meio pegajosa, quero grudar no seu pensamento, quero que você se lembre de mim sempre que escutar as frasesinhas prontas quando o assunto é homem e mulher. Gosto de enfiar cérebro a dentro de sua cabeça que somos injustiçadas, eu sei. Mas não é a tôa... entendam. Você não sabe o que eu passei a vida inteira por ser uma mulher "diferente". É é por tudo que passei que minha luta continua.

Um dia riram das feministas que acreditaram que mulheres deveriam ter direito de votar.

Avante!!!

9 comentários:

Hera disse...

Oi Liah, adoro suas postagens e concordo muito com seu ponto de vista, deixei um outro comentário em uma outra postagem sua esses dias. Realmente apesar de diversas mudanças no processo histórico social, parece que muitas atitudes obsoletas ainda prevalecem, principalmente no trato com as mulheres. Eu almejo uma igualdade entre os sexos, mas tem gente que acha que pelas nossas reivindicações, tentamos estar acima dos homens. Continuarei acompanhando suas postagens. Beijos!

Li disse...

oi, obrigadinha pela visita!!!
Concordo com vc e continuemos nossa luta! Bjão!

Josiane Caetano disse...

Continue sendo esta mulher feminista! É muito bom ler o que vc escreve, especialmente porque acho que o machismo está empregnado em tudo mesmo e são em momentos " não oficiais" que ele aparece com mais força! Sobre certidão de casamento: Nem mudei meu sobrenome quando casei. Quando perguntam para mim pq, eu digo: " Pra que mudar o nome, se eu continuo a mesma?"bjos

Li disse...

oii, então, eu mudei meu nome qdo casei tinha 20 e poucos...mudei meu nome, incluí o dele, pq ele fazia questão... foi uma burrada! Fui altamente submissa qdo não discordei. Concordo q continuamos sendo a mesma e hj não mudaria JAMAIS. Ate pq é mto machista essa coisa de a gente colocar o nome so do homem, né? Se for pra colocar q os dois coloquem os nomes das famílias. Mas so a mulher, nem pensar! Mesmo assim, meu futuro marido sabe q eu não mudarei meu nome de jeito nenhum.

Li disse...

ah obrigada pela visita,adorei o comentário de vcs...voltem sempre! Bjãooo

João Aguiar Neto disse...

Acho incrível a discussão sobre relacionamento, o debate entre esse blog e o blog sexoposto estava divertido, mas não achei que você foi democrática, acho que os comentários são, mesmo não concordando com você uma forma de melhorar, de crescer. A diversidade de idéias é que faz o bom andamento do mundo. Sou homem e não tento entender a mulher, mas com esses dois blogs estava compreendendo as diferenças e isso ajuda a entender algumas atitudes e comportamento, acredito que não seja uma diferença apenas cultural ou social, não é uma questão de educação familiar, afinal a TPM não é uma questão social, pois se for vou dar uma surra na minha mulher e nas minhas filhas, vou acreditar que TPM é uma frescura. Não apague os comentários quero avaliar e tirar minhas próprias conclusões, a não ser que você tenha feito esse blog apenas para “sua tribo”. Parabéns Mulheres inteligente e com visão aberta. Uma luta sem a exposição dos lados se torna uma ditadura, uma visão unilateral. Feminismo é uma questão política assim como machismo.

João Aguiar Neto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Aguiar Neto disse...

Feminismo significa: Tendência a elevar a situação da mulher na sociedade, a aumentar seus direitos.
Machismo ou chauvinismo masculino é a crença de que os homens são superiores às mulheres.

Li disse...

"Feminismo é uma questão política assim como machismo."
pronto, apareceu mais um machista disfarçado por aqui...

nego, xeu te falar uma coisa: não é questão de diversidade, nesse blog é TERMINANTEMENTE proibido pensamentos machistas, racistas, homofóbicos ou xenofóbicos, ok??

Reveja seu pensamento, pois não fui eu que vomitei preconceito aqui.

TPM não pode ser considerada doença que inferioriza a mulher, ok? Ahh inclusive eu n tenho pq tomo medicamento p não menstruar...

e aí??? q argumento machista mais vc tem??

Não me venha com TPM como única responsável por temperamentos diferentes nas mulheres... vc fala como se homens não tivessem instabilidades emocionais também...

cada uma! Obrigada pela visita, mas aqui eu só aceito pessoas q não SÂO MACHISTAS, portanto, vazaaaa!!!!