12 de fev. de 2010

Homens, mulheres x relacionamentos


"Esses dias, vendo uma capa de revista masculina, notei uma coisa curiosa. A chamada na capa: Sete dicas poderosas para adiar seu casamento. Uau! É esse tipo de mensagem que passam para os homens em revistas masculinas? Não apenas: vejam peitos, bundas e úteros escancarados, mas também “adie seu casamento”. Curioso. A mensagem que nossa sociedade machista passa o tempo todo é: ter uma mulher só é ruim. Ter várias peladas é bom. Logo, pra que se comprometer? Adie o sofrimento!
É cada vez menos provável que homens e mulheres dêem certo juntos. O que se vê nas revistas femininas (tão machistas quanto as revistas masculinas) é: não sei quantas dicas infalíveis para manter seu casamento, não sei quantas dicas infalíveis para apimentar sua relação, não sei quantas dicas infalíveis para seduzir seu marido. Tem até mulher dando “curso de sedução” pras outras mulheres pra elas esquentarem seus casamentos e evitar que seus maridos procurem alguma coisa fora de casa. Enquanto as revistas masculinas e o resto da sociedade diz: veja fulana pelada, veja o útero da beltrana em nova posição, dicas para pegar todas na balada. E agora mais essa: dicas para adiar seu casamento.

Como se nós, mulheres, estivéssemos implorando aos homens: casem-se com a gente, por favor! Até concordo que isso exista ainda, sim. Em cidades do interior com menos de cem habitantes onde não chegou luz e televisão ainda, e em vilarejos pouco povoados no pólo norte, onde o clima extremamente frio atrapalha o desenvolvimento mental e intelectual. Fora isso, acredito que homem algum precise de dica pra adiar seu casamento. É bem mais simples, basta não se casar. Tem homem que se casa como se estivesse fazendo um grande favor pra mulher. Gente, como casamento ou qualquer relação pode dar certo assim? Um lado é educado pra pegar todas, nunca ser fiel, pagar por sexo sem compromisso e não querer casar. O outro lado é educado pra casar, ser uma boa esposa, seduzir o marido na cama por 50 anos pro casamento não acabar e, se acabar, a culpa é da mulher que não foi boa o suficiente pra segurar o cara. Ah, me poupem!


Nunca ouvi falar em curso pra homem aprender a ser mais paciente, mais tolerante, mais fiel ou ouvir melhor. Por que não tem na capa das revistas: Sete dicas poderosas para compreender melhor o que sua mulher está dizendo e como manter um diálogo coerente? Ou quem sabe: Sete dicas infalíveis de como se atrair por sua mulher ao invés de precisar comprar revistas de mulher pelada aos 30 anos de idade. Ou ainda: Saiba qual a idade ideal pra se casar, pra assumir responsabilidades e para crescer (crescer como ser humano e não a barriga de chope).
Dá pra perceber que há uma distância enorme entre o que a sociedade ensina pras mulheres e o que ensina pros homens?! A mulher mais velha que não se casou é encalhada. O homem mais velho que não se casou é um bon vivant (que provavelmente soube usar muito bem as sete dicas poderosas das revistas masculinas de como adiar seu casamento). Enquanto a gente viver numa sociedade machista (voltada única e exclusivamente pro pinto do homem), vamos viver dando cabeçadas por aí, e homens e mulheres nunca vão se entender. Acredito que o futuro da humanidade tem um só destino: os homens trancados no banheiro com revistas de mulher pelada e as mulheres fazendo curso de como seduzir marido dançando em volta do poste. Cada um no seu canto. "
 
Autor desconhecido. Peguei em um post da comunidade "feminismo e feministas" do orkut. Achei bem interesante. Sobre essa questao do casamento concordo  cem% . Dia desses vi um bolo de casamento onde os bonequinhos q decoravam o topo eram diferentes. O noivo implorava p casar e a noiva era quem estava no chão se arrastando como se tivesse fugindo. Achei engraçaada a brincadeira... seria legal ver mais bolos cada um contando sua historia, mas nao todos contando historias iguais. Me da um enjoo toda festa de casamento aqueles bonqeuinhos onde a mulher dá um nocaute no cara q esta fugindo. É como o texto falou, qse sempre o casamento é encarado como se o cara fizesse um favor pra mulher.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa essa abordagem sobre o assunto dos relacionamentos entre Homens e Mulheres. Concordo plenamente que precisamos lutar com unhas e dentes pra acabar com a cultura machista, que nos ofende, nos desvaloriza, que tolhe nossa liberdade, enquanto a vida deles continua livre de tudo. Quero escolher o que quero, do que gosto, e viver como sou, sem medo de que isso me torne inadequada ao casamento ou ao meu marido, e sem que ele tenha vergonha de mim.

Te dou o maior apoio neste Blog. Amo ler os posts daqui. Sempre me encontro nos textos...

E como diria Dr. Marcilio, continue, "Vai gritando teu grito, com vigor, sem covardia, e, quem sabe, um belo dia, quando o mundo te ouvir... na dor que tu'alma chora, dos textos✴, a qualquer hora, NOVOS TEMPOS HAO DE VIR!"

Bjs

Juliana disse...

Oi tudo bem Liah? Esse texto é da Brena Braz http://ateondevai.blogspot.com/

Parabéns pelos seus textos e opiniões. São muito sensatas!

Um forte abraço