18 de nov. de 2016

Pensão x Amor.



Esses dias uma pessoa, que tenho apreço por sinal, veio dizer que pensava "diferente de mim" e que a presença do pai é mais importante do que a pensão. Disse também que se pudesse, abriria mão e diria ao pai do filho dela, que ele não precisava pagar. Tão boazinha que eu gostaria de lhe dar o prêmio de santa mulher. Todos sabem o quanto sou revoltada com a pensão irregular que recebo e as milhares de desculpas que o pai dos meus filhos dá pra não pagar. Uma dessas desculpas, é que sou filha de "pai rico" e não preciso.

Imagine vocês tendo que pedir dinheiro a um pai que já disse a você que se vc "continuar com essa frescura de feminismo", não lhe ajuda mais. Olha que maravilha que é. Imaginem como me sinto em ter que pedir todas as vezes. Um mini infarto a cada vez. Mesmo assim, deixo meu orgulho de lado e ele me ajuda sempre. Mesmo com as diferenças, amo meu pai. Porém, meu pai não tem o dinheiro disponível assim, como o pai de meus filhos pensa, pra estar me salvando toda hora. Quisera eu que fosse assim.
Outra amiga me disse que não precisava de pensão e que pagava as contas sozinha e que achava "até bom" isso. Lembrei de mais outras e outras que dizem se orgulhar de criar seus filhos sozinhas e dizem não precisar do pai dos filhos, "graças a deus". Veja que contraditório: elas dizem que não precisam, ou que se pudessem pagar sozinhas as contas, pagariam. O dinheiro não importa, mas a presença do pai, salientam que é importante. Quer dizer então que só presença importa? Amigas, desculpem, mas é hipocrisia. Se vc diz que não quer pensão nem presença, ainda entendo, mas mesmo assim, é egoísmo seu pq vc não pode se apossar de seu filho. Se o pai quer ver, quer compartilhar a guarda, tem direito. Igual a vc. O mundo dá voltas e se um dia você tiver na merda, não conseguir fazer feira direito, ter não ter os boletos das mensalidades deles pagos, eu duvido que você continue com esse discurso. 

Enquanto você está vivendo apertada, mas consegue viver bem, está tudo ok. Fica até bonita a sua medalha de guerreira no peito, enquanto a minha de "reclamona", é feia. Mas e se um dia você tiver desempregada? Vai romantizar o fato de estar embaixo da ponte e o pai de seus filhos com pensão atrasada chegando la na ponte pra visitar os filhos, descendo do seu carro com ar condicionado e roupa passada pela diarista? Vai???? Vai continuar bancando a Madre Tereza de Calcutá, dizendo que o amor dele é que importa??? Diz isso quem nunca passou pelo aperreio de ver as coisas faltarem, como eu e muitas outras vemos acontecer várias vezes na nossa casa. Diz isso quem nunca chorou no dia que a dívida da escola chegou a um montante que você sabe que fica impossível pagar sozinha.

Diz isso quem aprendeu que machismo é normal, que filho é mais da mãe e fica com esse discurso heroico pra aparentar melhor pessoa, melhor mãe.

Me lembro também de uma amiga feminista que não conseguiu deslanchar na sua vida profissional ( um de seus argumentos é não ter com quem deixar os filhos, mas esse argumento não tem valor perante a sociedade, pois sempre aparece alguém pra dizer uma história linda da mulher que levava os filhos pro trabalho e ficou milionária, não é mesmo? Basta querer e se esforçar, migas). A mulher entrou em depressão e hoje tem q viver de ajuda de parentes. Até já foram atrás de pedir ajuda a uma tia dela rica que defendeu, em uma dessas tretas de internet, um filho que postou que feministas são lixo da humanidade. Alguém duvida que essa tia está colaborando pra sair de "olha só quanta ingratidão" dessas feministas? Eu não duvido. É, essa moça não recebe pensão, vive de ajuda, mas ela mesma já saiu com esse discurso de que o pai seria mais importante do que a pensão. Anham, massa. E tu aí vivendo e se alimentando de humilhação. Trofeu heroina para as super mães que desprezam dinheiro e acham que amor resolve tudo e troféu de coitadinha pra tu. Legal. Massa mesmo.

Seguinte, eu não defendo que dinheiro é melhor que presença, por favor, não distorçam. O que eu defendo é que esse departamento, da presença, afetividade e amor do pai, não é das mães. Não se cobra amor. Se cobra pensão. Principalmente quando nos divorciamos. É um vínculo que o pai dos filhos deve criar com os filhos e nós não temos mais participação. Cabe a nós segmentar isso e explicar ao nosso filho que não somos mais uma família. Não temos mais direito do que o pai. As responsabilidades são iguais. Não somos obrigadas a intermediar essa relação quando não temos uma energia afinada com nosso ex. É claro que uma relação de amizade é o ideal, mas nem sempre é possível. No meu caso, é impossível. Nossas energias não se batem. Não falo com gente que me traz energia negativa, simplesmente pq não sou obrigada.

Super mães perfeitas, não querem pensão pq ganhou na mega sena? Aconselho que faça uma poupança e não abram mão desse dinheiro, pois um dia você pode sofrer um golpe da vida, dar um close errado investir mal e perder tudo. Aí esse dinheiro não é pra vc, é pra salvar seu filho da miséria. Vc continua embaixo da ponte, mas dá ao seu filho, se ele for de menor, vc chama alguém pra cuidar dele e se ele for de maior, ele mesmo administra seu dinheiro, pode ser? 

Ahhh tem também os que sentem pena dos pais alegando que eles não podem pagar. Mas as mães, se ralam toda e fazem malabarismos pra sustentar. Pedem ajuda de parente, empréstimo no banco e o escambau. Os homens, não. Todos com pena deles que "não podem pagar", mas tem uma vida normal conforme as redes sociais mostram. Praça de alimentação, boas roupas, até abrir negócio novo, o pai dos meus abriu. Nunca achei que era fácil pra ele pagar, jamais achei. Mas será que sou mesmo tão fria e insensível por cobrar que este cara colabore com o que pode de forma regular? Será mesmo que essa minha cobrança incansável ( ja botei na justiça e não deu em nada) é motivo pra ser alvo de crítica nas rodinhas de família que me chamam de radical e dizem que eu só penso no dinheiro e não no bem estar dos meus filhos? Aliás, como se não fosse intrínseco, né. Quem já viu bem estar sem contas pagas? Sem dinheiro pra aquela terapia que seu filho tanto precisa? Sejamos realistas.

E homens do meu Brasil, se vocês não conseguem pegar os filhos de vocês, se argumentam que a mãe impede, provem isso na justiça e ganhem esse direito por lei. Pq é fácil vcs serem ausentes e transferir toda essa culpa enrustida pra as mães. Não pagam pensão? A culpa é da mãe. Não veem os filhos? A culpa é delas também, claro. Em tempos de internet, celular, wts, Skype e tudo que a tecnologia oferece, ainda é mais fácil culpar a mãe. Acreditem se quiser, mas já ouvi um: " ela não me passa o contato deles". Gente, gente, gente. Caiu uma lágrima de solidariedade. É muito coitadismo. Isso não é verdade, nunca neguei quando foi pedido, mas caso negasse, vai ali compra um chip entrega pra teu filho, porra. Se mora longe, pega um avião, vem falar com teus filhos se eles são mesmo importantes pra você. Contribui com a passagem pra eles irem pra tua cidade, em vez de se escorar e esperar que essa mãe já fudida, segurando a onda quase que sozinha, pague. Se essa mãe ainda assim sabota a comunicação, entre na justiça e prove que há sabotagem. Sabe pq esse tipo de cara não busca seus direitos na justiça? Pq no fundo, sabe que essa fantasia vitimista e esquizofrênica existe só na cabeça deles.

Até quando seremos culpadas de tudo e julgadas até quando cobramos um direito que é de nosso filho?

Sim, faço questão das pensões atrasadas. Até pq no meu ponto de vista, pagar pensão é uma das formas de demonstração de amor, comprometimento, responsabilidade. As vezes tenho a impressão que vou morrer sem a justiça conceder esse direito aos meus filhos, mas jamais abrirei mão.

#MeJulguem


Nenhum comentário: