11 de fev. de 2015

Ditadura da fé


A obrigação que a sociedade impõe nas pessoas para que tenham algum tipo de religiosidade/ crença, chega a ser cruel. Cruel sim, pois não dá pra ficar tirando nosso corpo fora e jogando tudo na conta da "espiritualidade". O pensamento positivo é importante. Nos traz vontade, garra, felicidade. Mas um pouco de pensamento negativo nos traz à realidade, à batalha, é quem nos traz medo.
Medo é importante. Medo pode prevenir males. É como a raiva que não pode ser abafada sempre, mas também não pode ser alastrada em nosso corpo. O equilíbrio é um bom caminho pra não morrer vivo, mas quem disse que esse caminho na corda bamba da vida, só se dá através da espiritualidade? Livros que humanos escreveram? Histórias que pessoas criaram? Não me fale em evidências para fatos que a ciência não explica, ou quando explica, é controversa. Quem tem autoridade maior do que nós mesmos para sabermos o que nos faz bem? Por que precisamos construir nossa felicidade em cima de um ideal, de histórias sobre deuses, de doutrinas e de como devemos ser?
A maturidade está intimamente ligada às nossas experiências negativas. Fingir que elas não existem, é continuar tendo um olhar infantil sobre a vida. É jamais evoluir. Ninguém precisa ser o tempo todo pessimista, mas viver uma falsa felicidade, agir para agradar mais os outros do que a si mesmo, é a maior das traições. A disforia faz parte, assim como a felicidade momentânea, pseudo-eterna. Ter fé não é defeito. Querer que todos sejam iguais, tenham o mesmo prisma e vejam o mesmo sentido na sua fé, é que é um grande problema. É aí que cabe uma análise filosófica, franca, pertinente e necessária.
Por favor, religioso (a), pare de determinar que precisamos de religiões para sermos felizes. Isso é uma grande mentira de vocês. A verdade é que quando dizem isso, querem agradar a si. Você, dono de tantas convicções absolutas e inflexíveis, não deixe que isso afete sua vida de maneira que só se sinta feliz quando os outros aderem.
A diferença entre o fanático e a pessoa que afirma que " todos precisamos de alguma crença religiosa" para sermos felizes, é nenhuma.
Por um mundo com menos dogmas, menos imposições, mais diversidade, divergências e mais liberdade.

Nenhum comentário: