10 de nov. de 2013

Por que a maioria de nós mulheres, ainda não nos assumimos como feministas?



Por pura falta de conhecimento. A ideia da "natureza do homem" é muito arraigada. Não é raro as pessoas me dizerem que quero ser dona da razão, saber mais que a " ciência", quando na verdade, o que existem são ideias culturais. A ciência nunca provou a natureza "agressiva" masculina, muito menos a " delicada". Mas mesmo assim, há geneticistas, psiquiatras e cientistas, defendendo esse tipo de tese. Um dia desses, vi em Jô Soares um médico falando que a mulher é dotada de genes que a deixam multi-tarefa, consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo... Enfim, é como se o feminismo negasse essas naturezas femininas e masculinas, nas quais aprendemos desde cedo e criamos até um certo apego, por elas. Sim, crescemos com essa construção social, desfazê-la, não é a coisa mais simples.

Estive em vários ambientes sociais, durante esses meus 39 anos de vida, escutei muita coisa, inclusive de pessoas "zen", que aparentam serem super "paz e amor" e sinceramente, percebo que o discurso machista é o mesmo... independe da classe social, tribo e do nível intelectual. Pra mim, enquanto não houver campanhas conscientizando as novas gerações, haverá diferenças. É muito chato ouvir q homens e mulheres são diferentes, quando se fala em "comportamento biológico". ( como assim as mulheres serem de um jeito e homens de outro? Nem nossas impressões digitais são iguais, imagina nossos circuitos cerebrais!) Esse discurso sustenta a desigualdade. 

Só uma revolução cultural na causa! A maioria das mulheres não sabem que hoje são independentes por conta do feminismo. Acham que as coisas foram " se modernizando sozinhas". Ainda demonizam muito a ideologia. Tem que ter muito peito pra dizer que não concorda com esse sistema. Pq quem ousa, é taxada de louca, radical, exagerada, infeliz, revoltada, amarga, chata, mal amada... e quem é que quer viver pra ser tudo isso de ruim? Se assumir como feminista requer CORAGEM. E muita gente prefere viver e sofrer caladinha. Tudo em nome da aceitação social.



Nenhum comentário: