12 de jul. de 2013

Ser diferente ou não ser

Muita gente que conheço, já me disse várias vezes, que eu me preocupo à toa em querer mudar as regras sociais. (Luta por estado laico, abaixo a cultura patriarcal, são as principais de minha vida).

O argumento é: "vc nasceu na mesma sociedade que todos, nem por isso foi influenciada e pensa diferente". Se isso tivesse lógica, nenhuma luta mais teria sentido. Como eu processo essa informação: Abaixe suas bandeiras, conforme-se.

Será mesmo que é fácil ser eu? Será mesmo suportável aguentar o peso de se sentir sempre diferente na maioria dos convívios sociais? Será que mesmo estudando em escolas religiosas, todos têm facilidade de enxergar que as religiões também promovem guerra, ódio e ditadura? Será mesmo que todos têm consciência que o machismo (em diversos graus, até o mais leve) significa violência contra a mulher? Será mesmo que está tudo ok e que as pessoas estão afim de ser elas mesmas?

Me desculpem, mas toda vez que ouço isso (e ouço muito mesmo), penso que é só mais uma tentativa de criticar e silenciar os que lutam por liberdade.


Nenhum comentário: