4 de mai. de 2013

Ajudar é suficiente?




Estava aqui pensando sobre os papeis sociais femininos e masculinos. A mulher culturalmente tende a centralizar tudo e consequentemente se sobrecarrega. Ontem mesmo no Globo Repórter uma psicóloga falou isso.

É comum acharem que os homens não são capazes e que a função da casa é delas. São papeis pré-estabelecidos convencionados há décadas e que ainda fazem parte de nossa cultura. Se eles fizerem algo, estão " ajudando". Me lembrei de uma tirinha de Mafalda onde um vendedor bate numa porta e pergunta: "o chefe da casa está? E ela responde: aqui so
mos uma cooperativa, não existe chefe de família"

Na verdade, acho que as duas partes precisam ceder: eles precisam reconhecer que foram criados em uma sociedade ainda machista e patriarcal ( que só vai mudar se nossos filhos/netos não forem criados assim também) e elas precisam ter paciência e ensinar. É claro que como crescemos acreditando que somos " multi-tarefas" conseguimos desenvolver nosso cérebro para executar muitas funções e mais rápido que eles. Acabamos nos satisfazendo com pouco: se somos gratificadas com o reconhecimento do resto da família ( fulana é uma ótima mãe, ótima esposa, excelente filha... pode ter certeza que essas qualidades são sempre relacionadas a maneira que elas agem perante a casa e os filhos), já é suficiente e seguimos nossas vidas, continuando atoladas em serviços, muito mais que eles.

Já no caso deles, eles acabam acreditando que "ajudá-las" é muito e que elas são umas chatas que pegam no pé deles.

O verbo " ajudar" precisa ser analisado. Pensem bem:

Eles para serem bons pais, só precisam " ajudar". Nós não, precisamos assumir uma fatia muito maior, quase nos anular em nome dos filhos.  Eles para serem bons maridos, só precisam " ajudar" em casa. Nós, não, temos que assumir a casa. ( Afinal o termo dono de casa nem é usual).

Outro dia, estava na costureira ( independente e divorciada por sinal) e ela estava assistindo um programa religioso sobre dicas no casamento. A apresentadora aconselhou que elogiássemos os maridos quando eles lavassem a louça, em vez de achar que é pouco. Na minha humilde concepção, isso deve ser feito com crianças, para incentivá-las, não com os homens da casa. Os homens precisam entrar no século XXI de uma vez e entender que essa função é de todos da casa.

Como resolver esse impasse: dizendo:

a) Ah, eles não sabem fazer mesmo, ir lá fazer e depois ficar estressada?
b) Evitando casamentos?
c) Ensinando com paciência e conscientizando sobre o sistema defasado do patriarcado que ainda é vigente na nossa sociedade?

Fico com a letra C, apesar de toda dificuldade que é conviver com pessoas que foram estimuladas a viver em planetas diferentes. Casais e famílias só podem ser felizes, quando morarem no mesmo planeta. Não, eles não são de Marte. Elas não são de Vênus. Todos são do planeta Terra, todos são capazes. Inclusive, estudos dizem que homens que partilham as tarefas domésticas, são mais felizes no casamento. Meio óbvio que dividir as tarefas faz bem, não? :)

Nenhum comentário: