16 de abr. de 2010

Pérolas de textos machistas da revista Claudia Fev 2008


O que mudou de algumas décadas pra cá? 

Trouxe aqui algumas pérolas da revista Claudia...a rainha das machistas na minha opinião,( a começar pela coluna  triste de Danuza Leão... mas hoje não vim malhar o pau nela não, kkk enjoei de falar mal dela). Hoje vim aqui trazer uma matéria que vi na cadeira do dentista essa semana, em uma Claudia de 2008 e fiquei besta em ver que a revista ainda tem uma postura bem machista.

Sabe aquelas matérias típicas de revistas femininas? Então, se a gente fizer um apanhado da década de 70 até aqui, veremos que o machismo até diminuiu, mas ainda continua a todo vapor! Matérias como "Ele não me procura mais" são frequentes. Como prender um marido é a fórmula que as revistas mais exploram para vender. Como se o homem fosse um motor sexual que com o tempo tivesse mais direito de não sentir desejo pela mulher e como se só o desejo na mulher fosse pautado pelo amor. A submissão está por todo lado, até na hora da cama! Copiei alguns trechos e meus comentários são os de vermelho. Reflitam, comentem!

La vai:

 "A lista de inimigos do sexo é ampla. Um dos motivos mais freqüentes para o desejo esfriar em um relacionamento longo e estável, ou seja, com pelo menos dois anos de duração, é a tendência de o casal se tornar mais fraterno. “O homem passa a enxergar a mulher mais como mãe dos seus filhos e ‘deserotiza’ seu olhar para ela”, afirma Maria Helena Vilella, especialista em sexualidade e diretora do Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana –, em São Paulo. Independentemente de terem filhos, se para você o sexo funciona como uma espécie de antídoto contra o stress do dia-a-dia, para o homem, cujo mecanismo biológico da ereção é complexo, em certos momentos o convite pode ser inaceitável do ponto de vista físico."

 Problemas de stress contribuem p falta de ereção, ok, isso é completamente aceitável, todo mundo tá sujeito, nao só o homem, a mulherada que está estressada também pode não tá muito afim de animar seu clitoris. Que história é essa que para nós sempre funciona como pílula anti- stress? Pelamôr!  


E ela nunca perde o tesão nele porque ele tem cara de pai, né? A cria é só da mãe, não tem pai, como sempre!!! As causas de falta de libido podem ser muitas, mas o cabra safado dizer que é porquê a mulher grávida não representa mais um padrão de beleza é pra se lascar!!!!!! É escancarar que a mulher é um objeto. A mídia publicar esse depoimento da sexóloga retrógrada como uma justificativa é ser conivente. É o fimmmm!!!

Depoimento da vítima do machista:

"A gravidez foi o melhor momento da minha vida. Estava casada havia dois anos. A partir do quinto mês, porém, meu marido passou a me evitar na cama. Foi difícil, me senti rejeitada e chorava bastante. Sentia muita falta de sexo. Acho que eram os hormônios. Tentei conversar, mas não funcionou. Até que um dia, durante uma discussão, ele soltou a pérola: não lidava bem com a idéia de transar com uma mãe! Parecia uma coisa antiga, e ele é muito jovem, descolado. Mas era isso. Falar essa verdade, que até para ele parecia um absurdo, foi o caminho para o entendimento. Nessa altura, mesmo com um barrigão de quase oito meses, voltamos a transar."


MARA*, 28 ANOS, JORNALISTA

É muita cara de pau um cara deixar de transar com uma mulher pq ela tem cara de mãe (do filho dele!) e pq isso o fez perder o tesão! O aspecto físico da mulher para os homens sempre colocados em primeiro lugar... Mas amor próprio ta valendo, né? Minha filha, se fosse eu mandava esse cara ir cheirar cu de passarinho! Que machista troglodita!

"Algumas mulheres, além disso, vivem a maternidade de modo exclusivista, deixando o parceiro de lado. O médico recorda-se de um casal que atendeu. “Depois de engravidar e ter um filho, o grau de apaixonamento dela pelo bebê foi tamanho que, sem notar, relegou o marido a segundo plano”, relata."

Por isso que mais uma vez eu insisto... mulheres parem com essa história de achar que a cria é só sua porque você carregou 9 meses sozinha! Depois que ele nasce o cordão umbilical foi cortado e ele só depende de vc para mamar, SOMENTE! Quanto egoísmo, ou burrice querer centralizar tudo e querer esse amor só para você... é por isso que eu digo: Licença paternidade já! Quem sabe assim homens "se apaixonem" mais pelas suas crias tanto quanto as mulheres, a ponto de querer não só se apaixonar, mas ajudar na troca de fralda, na hora de ninar, colocar pra arrotar, dar banho e etc etc... Gente, filho não pode ser visto como propriedade das mães!!! Nem como rivais de seus pais!

" Reclamações sobre mudanças na aparência feminina também já foram ouvidas em seu consultório. O homem fica num dilema: como vai dizer para a mulher que ela engordou demais sem arranhar sua sensibilidade?"

AAAaaAAAAaa parem o mundo que eu quero descer! Mais uma vez eu digo: uma mulher é um objeto? Com que direito ele pode ficar "chateado" por ela não estar mais dentro dos padrões? E eles? alguém fala da barriguinha de chopp deles nas revistas? Ou só importa o padrão estético DELAS? Meu pai que é ótima pessoa, mas um homem influenciado pelo machismo nato da sociedade, sempre diz que homem não precisa ser bonito, quem precisa é a mulher. kkkk Ai, quanto pensamento antigo!


Fidelidade ou não Independentemente do motivo, há um desdobramento tão freqüente quanto delicado, aponta a diretora do Instituto Kaplan. Muitos homens, ao se verem na condição de baixa libidinal, optam por procurar outras mulheres. “A nova conquista, além de um teste para sua virilidade, o faz sentir-se valorizado.”

clap, clap, clap. Palmas para a tal diretora do instituto que comprova a tese do sexo por sexo feito por homens e sexo com amor feito por mulheres. Era só o que faltava pra fechar com chave de ouro tantas pérolas. Jutificar a traição masculina como prova de "viriliadade". ai ai ai.

Agora vamos falar de onde vem essa resistência machista: não faz nem cem anos que a mulher era tida como submissa e feita para servir o homem. Por isso, nossos pais e avós ainda fazem parte dessa época. É inevitável que ainda não exista. Somos criados por eles e pouca gente questiona o comportamento social, apenas segue. È difícil para eles entenderem que o machismo é um preconceito tal qual racismo. Os homens de hoje ainda acreditam em diferenças biológicas e ainda sustentam algumas teses de que isso não é machismo, é ciência. Quando a gente vê que a cultura do patriarcado tem só 50 anos que começou a decair é que a gente percebe que vivemos numa sociedade ainda cheia de resquícios do machismo... as coisas nao mudaram nem um terço do que ainda vão mudar... tenho fé!

Preparem-se, peguei um apanhado de pérolas machistas de 50 anos pra cá, la vai mais divertimento:

Não se deve irritar o homem com ciúmes e dúvidas.


(Jornal das Moças, 1957)


* Se desconfiar da infidelidade do marido, a esposa deve redobrar seu carinho e provas de afeto.

Revista Claudia, 1962)



* A desarrumação numa casa-de-banho desperta no marido a vontade de ir tomar banho fora de casa.

(Jornal das Moças, 1965)



* A mulher deve fazer o marido descansar nas horas vagas.

Nada de incomodá-lo com serviços domésticos.

(Jornal das Moças, 1959)



* Se o seu marido fuma, não arranje zanga pelo simples fato de cair cinzas nos tapetes. Tenha cinzeiros espalhados por toda casa.

(Jornal das Moças, 1957)



* A mulher deve estar ciente que dificilmente um homem pode perdoar a uma mulher que não tenha resistido a experiências pré-núpciais,mostrando que era perfeita e única, exatamente como ele a idealizara.

(Revista Claudia, 1962)



* Mesmo que um homem consiga divertir-se com sua namorada ou noiva, na verdade ele não irá gostar de ver que ela cedeu.

(Revista Querida, 1954)



* O noivado longo é um perigo.

(Revista Querida, 1953)



* É fundamental manter sempre a aparência impecável diante do marido.

(Jornal das Moças, 1957)

E agora la vai as propagandas de antigamente que são nada mais nada menos que a forma caricata dos dias atuais:


                                      "Quanto mais uma esposa trabalha, mais bonita ela fica!"




"Se seu marido descobre que você usa outro café..."



O "Chef" faz tudo, menos cozinhar! É pra isso que servem as esposas!"



Agora me digam se não tenho razão quando digo que é uma forma caricata de ver a mídia atual? E não é só issooo, além daquela propaganda da Havan que citei em alguns posts abaixo, tem muuuuitas atuais que também são machistas.

Vejam essa da Dermodex que tá nas revistas atuais:


"Lembra qual foi o último filme que você viu no cinema? A gente sabe o que é ser mãe."

Acho machista porque pressupõe que esses papeis são exclusivos das mulheres... "a gente sabe o que é ser mãe" exclui o pai e determina que só as mães trocam fraldas, só as mães acordam de madrugada. Será mesmo que só as mães usam Dermodex? Mais uma campanha publicitária que é senso comum puro! Vi muitos elogios à agência sobre essa criação. Não é engraçado uma mãe se anular e não ter mais vida propria. O pai então vai ao cinema normalmente? Não foi citada a existência dele...

Seria bem humorada e inteligente se a propaganda dissesse: " A gente sabe o que é ser mãe e pai".
Ah, sem falar nas propagandas de eletrodomésticos como sugestão no dia das mães, produtos de limpeza e etc...

6 comentários:

letrandos disse...

Eu adoro ler tuas postagens, teu blog tem me feito muito bem!
Obrigada.

Barbara O. disse...

cheirar cu de passarinho me parece um bom método para reduzir o machismo do macho. será que conseguimos fazê-los passar por isso? hehehe

Sexoposto disse...

Gostei do estilo e da pesquisa. Parabéns! Faço uma crítica quanto ao trecho da traição masculina se justificar na comprovação da sua virilidade e na forma como vc afirma que a diretora do Instituto comprova esse ato. Ela apenas afirma um fato que além de biológico é científico. E em nenhum momento ela se coloca contra ou a favor desse ato.
Muitos estudos são realizados sobre a diferença nos comportamentos dos homenes e das mulheres e muitas das atitudes de ambos, são explicadas tendo como base a formação do cérebro de cada sexo e pelas condições que cada feto é submetido ainda nas primeiras semanas de gestação, além é claro, de uma cultura milenar. Antes que vc me julgue mais uma defensora do machismo ou da traição masculina, (rs) só quero discutir as diferenças de necessidades entre os sexos e tentar facilitar a compreensão dessas atitudes "machistas". Não defendo e nem ataco essas atitudes ligadas à necessidade da conquista, a tranza com outra ou qualquer coisa do gênero. Não acho que é errado ou certo, é apenas diferente da maioria das mulheres. Convido vc acessar meu blog (ainda em iniciação) para conversar mais sobre o assunto. http://relacionamentosexoposto.blogspot.com

Mariana disse...

Muito legal esse post falando da Cláudia e das propagandas machistas!! Faço parte de uma frente de afinidades que vai montar zines sobre a condição da mulher e vou passar seu blog pras meninas!

UP! - UFRRJ disse...

sexo oposto: seu comentário é carregado de machismo se apoiando em pseudo-ciência que cria terotria sonre nós mulheres sem ao menos levar em considerçaõ os processos históricos culturais( que curiosamente vc mesma cita e mas depois concorad com tal "ciência").O que vc alega é o mesmo que eu fazer um pesquisa no Oriente Médio e concluir que as mulheres de lá adoram usar burca e ser exploradas.Daí vem estas "diferenças de necessidades" que supostos "doutores" tenta nos forçar guela á baixo com ares de autoridades no assunto.assim como toda estas "regras de sedução" que tanto vemos em blogs,revistas,etc.

Não se esqueça que esta mesma ciência alegava que nós éramos burras e incapacitadas,que mestruação é doença,dentre tantas coisas mais.

UP! - UFRRJ disse...

E em relação oa texto em si: acho que não precisa comentar mais nada...o que me mata é ver tantas mulheres ainda comprando esta e outras revistas piores.Nunca acabaremos com o machismo se amulher ainda o perpetuar e ainda aacreditar ( e pior,defender) nas justificativas que dão para esta prática cruel contra nossos direitos humanos.Por que estas revistas não falam da violência doméstica e nos ensina a como nos defender de agressores ao invés de alimentar fantasias e servidão em relação aos homens?Eles não pensam 2 vezes antes de nos explorar,nos agredir,nos fazer de objeto sexual...até antes de nos matar!E no final,nós é que somos as loucas/odiadoras de homens/frustradas/mal-comidas quando reagimos á tanta violência masculina!
Me dá muito desgosto ver o quanto nós ainda somos tão machistas!