29 de abr. de 2010

Dia das mães chegando... começa o festival de machismo na publicidade



Dia das mães chegando... e com ele, o festival de machismo na publicidade!

Essa "joinha" de comercial está sendo veiculado atualmente como campanha nova de dia das mães di shopping Itaguaçu de Floripa.

Pra mim esse comercial reforça o nosso papel mais importante que sociedade prega:  as rainhas do lar! Parabéns aos criadores! Palmas para eles e para as mulheres alienadas que acharam "uma gracinha".


O anúncio mostra que é estranho o cara cozinhar e que a cozinha é nossa praia, não deles... não somos melhores em outros campos, porquê há uma cobrança da sociedade que sejamos antes de qualquer coisa as melhores donas de casa, melhores mães... e sermos mães inclui sermos boas esposas, boas cozinheiras... esse é nosso verdadeiro papel! Tá ali a garotinha, filha da sociedade patriarcal no comercial para confirmar quando faz cara de alívio quando a mãe rainha do lar chega. (A mulher, inclusive, que opta por não ter filho, é vista como uma pessoa fria, quase uma criminosa. Eu amo ser mãe, mas não é por isso que condeno homens e mulheres que priorizam não ter filhos).

Infelizmente o festival de publicidade está só começando... dia das mães é prato cheio para as agências conservadoras, tradicionais, pouquíssimo criativas e inovadoras. A mídia é muito machista e insiste em nos dizer que como mulheres, de fato nosso papel crucial deve ser esse. Ai ai, como falta tempo para a gente avançar pelo menos umas 4 décadas. Morro de curiosidade de saber se daqui há mais uns 40 anos, a luta feminista ganha mais espaço no mundo.

2 comentários:

brujeria disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Li disse...

O comentario foi excluído pq aqui nesse blog existe espaço para discutirmos sobre problemas sociais e não para machistas virem aqui dizer que não tem nada para mudar e meter o pau nas feministas. Tiago, meu conselho para vc é: respeite para ser respeitado.