10 de abr. de 2010

Comercial machista da Havan


"Atenção: Na Havan, as mulheres compram mais, mas quem ficam felizes são os homens por pagarem menos". Era esse o comercial da rede de lojas Havan do estado de Santa Catarina.

Sou jornalista,  quase pós graduada em estratégia de mkt, e fiquei bege cintilante, furta cor, com esse comercial. Sei que meus colegas comunicólogos são muito atrasados no que diz respeito a publicidade, mas dessa vez esse comercial superou tudo. A breguice e mau gosto foram os principais ingredientes que os publicitários escolheram para fazê-lo. Que agência fez isso? Tô louca para saber quem foi o autor dessa pérola.  Senso comum puro! Pressupõe que todo homem trabalha e que toda mulher gasta. Óbvio que sabemos que temos uma cultura machista, e que essa é (infelizmente) uma verdade em alguns lares. Mas publicitário tem obrigação de ser moderno, de não generalizar. Como assim todo homem é quem coloca dinheiro em casa? Eu por exemplo, coloco mais dinheiro que o pais dos meus filhos. Acredito então que a Havan não seja lugar para eu me sentir na loja certa. Dia desses meu filho convidou 4 amiguinhos no fim de semana para virem brincar aqui em casa. Aproveitei para fazer pesquisa. Perguntei a eles como era na casa deles. Quem trabalhava e o que faziam os pais deles. Dos 4 amigos, 100% os dois (pai e mãe) trabalhavam, os dois colocavam dinheiro em casa e os dois ganhavam salários equiparados.

Conclusão: o comercial é preconceituoso, antiquado e machista. Fiquei muito impressionada e não entendi qual o intuito da loja... pegar apenas famílias que os hoemns são provedores? Excluir as famílias como a minha e a dos amiguinhos dos meus filhos?

Mais uma vez eu digo: o machismo deveria ser crime. A mídia que contribui com o machismo deveria levar multa. Tal qual racismo.

Exagero meu? Aqui vai meu aviso: se você acha exagero, é porque faz parte da turma dos neutros, dos que não estão nem aí, dos conformados, dos que acham que está tudo bem e que não quer que as coisas mudem. Continue acreditando que as coisas são assim  e sempre serão... "que nunca vai mudar", frase que já escutei de várias mulheres machistas. Nos encontramos na velhice e você me diz quem tinha razão. Abolição já!

Nenhum comentário: