9 de set. de 2009

estado civil: feliz!




Vocês já pararam para reparar que a lei é muito antiquada quando o assunto é estado civil? pensa comigo, você é solteira, casa. Não deu certo o casamento, separa volta a ser o que? pela lógica seria solteira, não?

Mas você está condenada à carregar o fardo de divorciada para sempre. Separou-se, amiga, a partir de agora você carrega um registro de que seu casamento não deu certo para o resto da vida. Toda vez que lhe for solicitado um documento, será seu atestado de casamento fracassado que irá valer. Sim, pq que eu saiba, você recebe uma nova certidão de casamento, sendo que com uma observação relatando que houve o divórcio. Não te soa um tanto obsoleto? ou eu sou a única pessoa do mundo a pensar assim?

Tem gente que me diz: então não case! Ah esse pensamento é muito careta! (tão careta quanto ser contra o casamento gay)Terminar um relacionamento é uma fatalidade. Ninguém casa pensando em acabar. Mas se acabar, a pessoa deveria ter a chance de ser uma pessoa solteira again.

Será mesmo que não tem um jeitinho desse negócio ser de outra forma? então já que, por questões burocráticas, não é possível devolverem nossa certidão de nascimento, porque não nos emitem outra de nascimento em vez de casamento, porém com outra numeraçao invalidando a primeira... como se fosse uma segunda via com uma observação embaixo registrando que houve um divórcio. Minha idéia é se livrar do documento onde tem escrito "Certidão de casamento" e nunca mais ver nas fichas aquele bando de opção p marcar um x: casada, divorciada, desquitada, separada, solteira...

Oras, quero preencher minha ficha no cadastro do meu cartão de crédito como solteira. Sabe, a doida de pedra aqui acha que deveria existir apenas dois estados civis: CASADA OU SOLTEIRA. Simplesmente pq ngm tem nada a ver com a vida dos outros...se a pessoa já foi casada ou não. Sinceramente, eu acho que esta questão está mais ligada à cultura do que à burocracia... se a lei se modernizasse e quisesse rever essa questão teria um jeito com certeza de fazer algo legalmente correto mudando essa nomenclatura. Há um tempo li um texto onde dizia que nao faz sentido preencher uma ficha perguntando sua cor (a menos que seja para pesquisa de estatística, sei lá)...eu achei o texto o máximo, agora não lembro onde li. Mas fazendo uma analogia, é mais ou menos isso... que diferença faz se vc é negro, branco, pardo, ruivo, solteiro ou divorciado?
Vi no orkut a comunidade “estado civil: feliz!” e achei móoh legal!
PS: Outra coisa que quero comentar aqui: as pessoas têm uma mania de achar que ser feliz é estar com alguém. Estou namorando há um tempinho e estou feliz, sim. Mas antes de namorar eu não era infeliz. Mas o que recebo de comentários nas fotos que estou com meu namo la no meu orkut  do tipo: “ que bom te ver feliz". Recebi um recado de uma velha amiga que dizia: “sempre achei que ia te ver feliz um dia e é tão bom te ver agora assim...” É óbvio que eu não posso ser grossa e dizer: minha filha,você ta enganada, eu sempre fui feliz! hehehe. Eu diria que estou vivendo uma nova fase da minha vida e que meu namorado me faz feliz sim. E diria que sei que muita gente busca um amor porque é muito bom ter com quem compartilhar planos. Mas passei 8 anos solteira e compartilhei planos comigo mesma, com amigos, viajei sozinha, curti meus filhos. Durante minha solteirice eu fiz coisas que não faria namorando. Assim como hoje faço coisas que não fazia quando estava solteira. As duas condições podem ser boas. Ser feliz não é um estado civil, mas um estado de espírito!

Nenhum comentário: